Geralmente, as grandes operadoras de telecomunicações fazem campanhas promocionais na compra de pacotes de serviços integrados. A oferta varia consoante o número de canais de televisão ou das funcionalidades que uma família pode contratar, sendo que em quantos mais serviços, maior será a mensalidade a pagar.

Quando escolhemos o melhor pacote de serviços para casa, costumamos apenas olhar para o preço e escolhemos aquele que nos parece melhor.

Contudo, será que utilizamos todos os serviços incluídos no pacote?

Doutor finanças - Telecomunicações
Doutor finanças - Telecomunicações

O que pode acontecer é que estamos a pagar um valor fixo mensal por um pacote pré-definido pela operadora, mas pagamos por serviços que, muitas vezes, não utilizamos.

Assim, uma dica para poupar nas telecomunicações passa por ajustar o pacote de serviços e ter apenas aqueles que efetivamente utiliza.

O mercado das operadoras de telecomunicações é muito competitivo e quando comparamos os vários operadores, notamos que a oferta de serviços e os preços são muito semelhantes entre si.  Como consumidor, quando escolher o seu pacote, deve escolher a melhor oferta que tem os serviços que utiliza. Ao escolher o melhor pacote deve também notar qual o preço mais adequado a essa oferta. Se já tem um pacote a um bom preço pode solicitar o ajuste de serviços, pagando assim só o que utiliza.

As operadoras podem ajustar o pacote de serviços de acordo com as minhas necessidades?

As operadoras de telecomunicações apresentam uma oferta com pacotes pré-definidos mas é possível olhar para além destes pacotes.

Sugerimos o seguinte exemplo:

Uma família portuguesa tem um pacote com quatro serviços base (Televisão + Internet + Telefone Fixo + Telemóvel). Esta família não utiliza o telefone fixo, mas mensalmente acaba por utilizar mais dados móveis no telemóvel e ultrapassa o limite, o que implica que paga um valor adicional ao contrato estabelecido.

Neste caso, em vez de pagar um custo adicional dos dados móveis, faz mais sentido trocar o custo do telefone fixo, que não é utilizado, por um aumento do limite de Internet no telemóvel. Assim deixará de pagar o valor adicional, o valor da fatura mensal diminui e estará efectivamente a pagar aquilo que utiliza.

Para poder começar a poupar nas suas telecomunicações, sugerimos primeiramente que perceba quais os serviços de que precisa e quais aqueles que utiliza regularmente. Se notar que há algo que não utiliza, veja com a operadora como poderá adequar o pacote de serviços, retirando ou acrescentando serviços.