Existem várias opiniões sobre se deve colocar ou não a fotografia no currículo pelo motivo de que podem ser excluídos desde logo pela aparência, raça, forma física ou outras caraterísticas. Na minha opinião o facto de não colocar a fotografia pesa mais na exclusão do candidato do que propriamente alguma característica física que possa transmitir, podendo até a ausência da fotografia causar desconfiança ao entrevistador “Porque é que este candidato(a) não colocou a fotografia?” sendo isto um ponto negativo para ser um dos selecionados para a entrevista.
Como se apresenta na fotografia vai condicionar a opinião do entrevistador de uma forma positiva ou negativa e é um importante fator para ser um dos selecionados para a entrevista.
Lembre-se que os “julgamentos” que o entrevistador faz em relação à sua fotografia são subconscientes e agora vai poder influenciar esta primeira avaliação a seu favor aplicando alguns dos segredos da Linguagem Corporal.
Segredo Nº1:
Para fazer com que os olhos “riam”, coloque a língua no céu-da-boca e este movimento irá fazer com que os músculos à volta dos olhos subam, logo o sorriso vai parecer mais verdadeiro.
Segredo Nº2:
O enquadramento da fotografia deverá ser acima da cabeça até ao meio peito. O tronco deve ter uma ligeira inclinação de 45 graus e o queixo na horizontal ou ligeiramente mais baixo para não ser percebido como ameaça ou arrogante.
Segredo Nº3:
O olhar para a lente da camara vai dar a perceção ao entrevistador que o olha olhos nos olhos e vai percebê-lo(a) como uma pessoa de confiança e líder.
Segredo N.º4:
Vista-se para a fotografia “Como a empresa se veste”. Veja como as pessoas que trabalham na empresa a que se candidata se vestem e vista-se o mais parecido com elas, vai dar uma perceção que de já faz parte do grupo e que partilha os mesmo valores. Deve usar cores como o branco, cinzento ou azul mais escuro, emite uma imagem de credibilidade.
Siga ainda estas dicas:
Alexandre Monteiro
Especialista em Comportamento Humano | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos
Comentários