É uma altura muito importante para as crianças mas também para os pais e mães. O início do ano letivo representa um desafio em termos de gestão orçamental, já que uma grande fatia da despesas este mês vão para a compra de material escolar.

Numa altura de maior despesa, é importante os pais preparem o regresso às aulas e saberem poupar. É importante seguir as listas de materiais necessários dadas pelos professores consultando as várias promoções existentes em grandes superfícies comerciais.

No entanto, o poupar nem sempre implica comprar materiais mais baratos. Há materiais que devem ser comprados consoante a qualidade pois é a sua durabilidade que vai ajudar no sucesso escolar.

A pensar em compras conscientes e como investimento, deixamos algumas dicas para poupar no regresso às aulas:

A mochila deve ser resistente

A mochila é o material escolar mais importante para a criança, pois vai acompanhá-la em todos os anos escolares.

A mochila é muitas vezes escolhida pela criança por causa da cor ou dos desenhos de que gosta. Contudo, nem sempre significa que é uma boa mochila para usar durante o ano lectivo e vemos pais a gastar vários euros por um produto que pode não ser adequado à rotina das suas crianças.

Sugerimos que escolha uma boa mochila que seja resistente e de acordo com o gosto da criança. Esta deve ser também leve e ergonómica pois irá evitar problemas médicos no futuro. É assim um investimento a longo prazo.

Para também poupar, pode escolher uma mochila de cor neutra e decorá-la com os adereços que a criança gostar mais. Assim, poderá ter a mesma mochila durante alguns anos e ao gosto da criança.

Crie um bom lugar de estudo

Os vários anos que os seus filhos irão estudar faz com que precisem de um local próprio para o efeito. Este lugar deve ser próprio para estudar e fazer os vários trabalhos em casa.

Pense em investir numa boa cadeira, numa secretária própria, numa estante para colocar os livros e também de uma gaveta para colocar material extra.

Na escolha da cadeira, pode escolher uma com rodas para poder mexer-se e que seja feita em medida com a altura da secretária. Já a secretária tem de ser suficientemente grande para ter vários livros abertos e com pouca decoração, para poder ter um local limpo e organizado.

 As atividades extra curriculares

Os tempos livres também podem ser uma forma de investir na educação dos seus filhos. Quanto aos mais novos, ter uma atividade física é importante para a criança poder mexer-se, ter saúde e também conhecer outras crianças e realidades, bem como saber como trabalhar em equipa. Veja que clubes pode ter perto de casa e os horários que podem ser enquadrados na rotina familiar.

Para os mais velhos, com a preparação da entrada no secundário ou no ensino superior, pense que atividades os adolescentes gostavam de ter. Pode continuar a apostar no desporto e em conjunto com línguas, clubes de teatro e outras atividades.

Sugerimos também que uma maneira de poder poupar no regresso às aulas passa por não utilizar um crédito pessoal e usar parte das suas poupanças para estas despesas.

Um crédito pessoal pode parecer que o ajudará a pagar estas despesas e dar alguma folga ao seu orçamento familiar, mas será uma despesa adicional no futuro. Poderá estar a pensar que está a investir mas ao colocar um maior peso nos seus compromissos financeiros está a aumentar a sua taxa de esforço e a afectar a sua saúde financeira.

Após contrair um crédito pessoal, irá ter de pagar várias mensalidades inerentes ao crédito com uma taxa de juro mais alta, pelo que estará a endividar-se, irá pagar mais e por mais tempo.

Assim, planeie as suas compras do regresso às aulas e nas despesas que irão trazer resultados no futuro, como uma boa mochila e uma boa secretária. Pense também que não precisa de fazer todas as compras ao mesmo tempo, já que pode deixar os materiais que eles apenas precisam no próximo período para depois do Natal, o que lhe ajuda a medir melhor as despesas.

Regresse às aulas poupando, cumprindo os seus compromissos financeiros e sem hipotecar o seu futuro.