Cada vez mais famílias procuram uma nova casa para morar, mas a procura não está fácil. Com a falta de oferta, os preços acabam por subir acima das possibilidades de muitas famílias.

Além disso, a nova lei do Banco de Portugal permite apenas o financiamento de um crédito habitação de LTV 90%, ou seja, o banco só poderá financiar 90% do valor da escritura do imóvel. Se a casa que quer comprar custa 200 mil euros, o banco poderá financiar até 180 mil euros, sendo o restante valor proveniente de capitais próprios.

Contudo, já pensou em procurar casas que estão nos bancos? Poderá ser uma boa opção. As casas que se encontram nas bases de dados dos bancos são geralmente adquiridas durante a crise. Devido a este colapso financeiro, muitas famílias contraíram créditos habitação que posteriormente não conseguiram pagar, tendo de entregar a casa ao branco. Há também outras pessoas que perdem o seu imóvel por falta de pagamento e o banco torna-se o dono temporário do mesmo.

Como posso encontrar estas casas?

Pode procurar estes imóveis em vários sítios relacionados com a entidade bancária:

  • Websites de redes de mediadores imobiliários (que possam ser parceiros dos bancos);
  • Os próprios balcões das instituições bancárias;
  • Websites especializados na compra, venda ou arrendamento de imóvel (ao verificar o dono do imóvel, pode saber o nome da instituição bancária);
  • Websites que os próprios bancos criam para venda de imobiliário.

Estas casas são mais baratas?

Quando procura pela sua casa, deve olhar para todas as condições de financiamento, já que podem ser obtidas por crédito habitação. Contudo, têm a vantagem que podem ser adquiridas com crédito habitação a 100% , já que se estiverem a um preço inferior, necessitará de fazer um crédito habitação de valor inferior.

Ainda assim, lembramos que, ao realizar um empréstimo à habitação, deve olhar não só para as taxas de juro, como também para o custo total de crédito. Deverá ter em conta a sua prestação mensal inicial, mas também quanto poderá subir a sua prestação, quando a taxa Euribor subir. Fazer esta análise permite-lhe fazer um crédito habitação que não compromete a sua taxa de esforço e a sua capacidade no futuro de continuar a pagar os seus encargos financeiros.

Como posso ter o crédito habitação aprovado?

Tal como os restantes imóveis, a compra de imóveis do banco carece de aprovação do seu crédito habitação. Assim, deve analisar a sua taxa de esforço, ver qual o capital próprio que tem disponível e ter a documentação necessária pronta para acelerar o processo. Pode ainda recorrer a profissionais especializados, que o acompanham desde o princípio do processo até ao dia da escritura.

Compre a casa dos seus sonhos e veja as alternativas possíveis para o conseguir.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.