Num país com cerca de 10 milhões de habitantes, apenas um português está inscrito na Sociedade Francesa de Perfumistas. Chegou a altura de inverter o cenário. Alguma vez pensou em investir nesta carreira? Pode ser uma opção a considerar! Lourenço Lucena é o único nez português. Formado na prestigiada escola Cinquième Sens, em Paris, o português ainda não conseguiu inspirar outros a seguirem os seus passos.
Apesar de todo o glamour associado à profissão de perfumista e numa altura em que o lifestyle está em alta, esta não parece, contudo, ser uma opção para a maioria da população. Numa época em que tanto se fala de desemprego e de emprego precário, existem ainda profissões dignas de ser exploradas, com empregabilidade internacional garantida na maioria dos casos. A de perfumista é uma delas.
Conheça, de seguida, três das escolas mais prestigiadas e que lhe podem garantir um emprego criativo e com saída num contexto laboral internacional.
1. Givaudan
A casa-mãe da maioria das fragrâncias que vê espalhadas ordenadamente nas prateleiras das perfumarias não só emprega centenas de perfumistas como tem uma escola que forma a maior parte deles. Com portas abertas desde 1946, a Givaudan Perfumery School está sediada em Paris.
2. IFF - International Flavors & Fragrances
Muitas lendas no mundo da perfumaria fazem do IFF - International Flavors & Fragrances, em Nova Iorque, a sua casa. Os grandes mestres perfumistas trabalham lado a lado com jovens perfumistas, alimentando o seu talento e passando o seu próprio conhecimento. Esta empresa criou perfumes como Beautiful de Estée Lauder, Euphoria da Calvin Klein, Happy da Clinique, Trésor da Lancôme ou ainda Polo Blue da Ralph Lauren. Há algum deles que não conheça?
3. Cinquième Sens
Criada em 1976, é um centro de formação parisiense para profissionais e particulares amantes de perfumaria. Esta escola desenvolveu um método de treino olfativo e de introdução à criação baseado na pedagogia de Jean Carles, um conceituado perfumista francês. Aqui, além de aprender tudo o que precisa de saber para criar um perfume, também frequentará workshops de treino olfativo que se revelarão muito úteis.
Texto: Madalena Alçada Baptista
Comentários