Ter uma boa refeição antes de ir para o trabalho, beber muita água durante o dia, planear bem o seu dia, não se distrair com inputs tecnológicos (redes sociais, etc...), não ceder à preguiça, entre outros... é algo que o vai ajudar a manter e aumentar a sua concentração e, por conseguinte, o seu índice de atenção nas tarefas que vai realizar. Veja aqui 5 dicas essenciais para manter o foco no seu local de trabalho.

Planear
Aqui é importante que estabeleça duas regras: termine sempre os seus dias a planear o que vai fazer no dia seguinte e defina o que não vai fazer no dia seguinte. Não obstante, deverá dividir e estipular bem os períodos de tempo que tem de dividir com os outros, ou seja, caso tenha um cargo que exija um grande trabalho de equipa, o ideal será delinearem horários para estarem para assim as tarefas não terem de ser constantemente interrompidas.

Multitarefas
É, sem dúvida, uma habilidade e capacidade excelente, mas em algumas situações, nomeadamente em trabalhos mais complexos e que exigem maior concentração, pode não resultar eficazmente. Entenda... ser ágil não significa ser eficaz! Mais vale focar-se numa tarefa e conclui-la com sucesso do que apresentar alguma coisa que mais parece um “remendo”. Se preferir, pode adotar a técnica Pomodoro. É um método para gerir o seu tempo que consiste em trabalhar por blocos de tempo ou pomodoro, nos quais tem cerca de 25 minutos para realizar cada tarefa sem interrupções. No fim de cada pomodoro deve fazer uma pausa de 5 minutos.

Música
Uma grande parte dos colaboradores gosta de trabalhar a ouvir música, ou porque relaxa ou porque confere uma certa motivação, mas nem sempre se torna benéfico, podendo ser uma forma de distração. Já deu por si no carro a ouvir uma música de rock que adora e, quase inevitavelmente, dá por si a acelerar?! Caso a música seja do seu agrado a probabilidade de a começar a cantar e de se distrair é grande. No entanto, pode optar por músicas mais neutras sem grandes oscilações de ritmo e sem letra para assim manter e aumentar o seu nível de concentração.

Meditar
Para além de ser um hábito que todos deveriam experimentar e fazer porque é uma forma de limpar a mente e evitar de a encher com pensamentos nem sempre benéficos, permite aumentar o nível de concentração, o que irá permitir aumentar o foco em atividades que exijam mais atenção. Por vezes bastam alguns minutos por dia para fazer a diferença e para mentalmente se debruçar numa nova tarefa em vez de estar a pensar em simultâneo noutra que fez.

Barulho de fundo
Existem sons de fundo que incomodam e que podem ser elementos perturbadores à produtividade. Conversas de colegas, um rádio ou televisão ligados, telefonemas, etc... que à primeira vista parece que nem estão lá sequer, mas ao fim de um tempo podem tornar-se fisicamente insuportáveis. A solução para isto, caso não tenha disponibilidade para ir para um sítio mais calmo, é colocar uns phones nos ouvidos com a tal música neutra ou uns tampões.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.