A alimentação é habitualmente uma das parcelas com maior peso no orçamento familiar. Embora seja indispensável, um bom planeamento e gestão das suas idas às compras podem fazê-lo poupar dezenas de euros por ano. As cadeias de supermercados utilizam várias estratégias para aumentar as vendas mas, seguindo algumas dicas, é possível fugir aos truques psicológicos e de marketing.

A primeira coisa a fazer é planear as compras. Faça uma lista do que realmente precisa para evitar compras impulsivas. Se possível, planeie as refeições com alguma antecedência. Desta forma abstém-se de passear por corredores que não têm os produtos estipulados na lista, evitando cair em tentação.

Faça um orçamento antes de sair de casa. Tendo em conta o que precisa, defina o montante máximo que planeia gastar na sua ida às compras de modo a evitar gastos desnecessários.

Uma dica: separe as compras mensais das semanais. Guarde os detergentes, enlatados e produtos com grande validade para uma ida mensal às compras. Caso hajam promoções, compre esses artigos na quantidade suficiente que o orçamento permita. Não só poupa dinheiro ao fim do mês, como diminui as idas ao supermercado. Por outro lado, as compras semanais restringem-se assim aos produtos frescos, pelo que acaba por passar menos tempo nas compras.

Use os vales de desconto e cupões disponíveis em revistas e websites de poupança e adira aos cartões e programas de fidelidade do seu supermercado preferido. Os cupões estão cada vez mais na moda e permitem poupar centenas de euros a longo prazo. Mas atenção! Caso a promoção seja num estabelecimento mais longe de sua casa, verifique primeiro o desconto compensa o gasto de deslocação. Existem motores de busca próprios onde pode fazer uma estimativa do que vai gastar em combustível, facilitando a decisão.

Compare sempre os preços. Os produtos de marca branca são geralmente mais baratos e hoje em dia já apresentam uma qualidade muito semelhante à das marcas de renome. Porém, as cadeias de supermercado fazem promoções cada vez mais frequentemente, mesmo nas melhores marcas. Torna-se necessário comparar preços e quantidades de um certo produto, antes de optar por uma marca específica.

Dica: Ao comparar embalagens de tamanhos diferentes, compare o preço por litro, por unidade ou por quilo. Ele está geralmente descrito na etiqueta do preço em letras pequenas. Por vezes, um artigo pouco mais caro acaba por representar uma grande poupança a médio prazo.

Fazer compras online é uma outra estratégia que permite controlar os gastos de uma forma mais eficiente. Ao passo que nos supermercados o valor das compras é quase sempre uma incógnita ou estimativa, os websites permitem contabilizar instantaneamente o custo final das compras. Além disso possibilita filtrar os produtos por ordem crescente de preço, o que representa uma grande poupança de tempo e dinheiro.

E por último mas não menos importante, uma das regras fundamentais: não vá às compras com fome. Os estudos indicam que fazer as compras com fome aumenta o consumo de produtos desnecessários assim como a compra de alimentos menos saudáveis. Por isso, pela sua saúde e carteira, almoce ou jante antes de fazer as compras, ou coma um snack para matar a fome.