Por que gostamos tanto de depósitos a prazo? A resposta é simples. Tendemos a preferir os depósitos a prazo porque são aplicações financeiras que não têm risco. Infelizmente, este é o principal fator de análise de uma aplicação financeira, num país avesso ao risco.

Por que razão não devemos fazer depósitos a prazo? Existem diversos motivos que nos levam a dizer que os depósitos a prazo não deverão ser a melhor aplicação financeira para o nosso dinheiro. E dizemos isto por três motivos:

  • Taxa de juro demasiado baixa – A generalidade dos bancos dá-lhe taxas de juro nos depósitos a prazo que não chegam a 0.5% nos dias que correm. Ou seja, ao aplicar ali o dinheiro está a perder poder de compra, porque a taxa de inflação é bastante superior.
  • Pouca flexibilidade – Os depósitos a prazo são produtos padronizados e que têm um prazo fixo. Tipicamente, se precisar do dinheiro antes do tempo irá perder todos os juros.
  • Imposto – O imposto que paga sobre os lucros dos depósitos a prazo é elevado, dependendo se engloba no seu IRS (aí paga a taxa de imposto do seu escalão) ou se opta pelo pagamento de 28%.

Mas será que existem alternativas?

A resposta é sim. Não iremos naturalmente fazer uma proposta ou recomendação de investimento. No entanto, podemos com toda a segurança mostrar que existem produtos alternativos com o mesmo nível de risco e que são bastante mais interessantes. Falamos de produtos como Planos Poupança Reforma ou Seguros de Capitalização, produtos que têm taxas de retorno mais interessantes e uma fiscalidade muito melhor.

Nunca se esqueça de que quando falamos de poupança temos de procurar diversificar os nossos riscos e conhecer os produtos onde colocamos o nosso dinheiro. Se precisa de dicas para poupar dinheiro sugerimos que veja três dicas infalíveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.