Em tempos de pandemia, com as lojas físicas fechadas, o canal de compras online foi a única opção disponível para que diversos consumidores continuassem a comprar na sua loja favorita.

Como consequência, o e-commerce tem vindo a obter taxas de crescimento expressiva mês após mês, mesmo em tempos de crise.

Muitos destes consumidores são iniciantes neste segmento e estão a realizar a sua primeira compra online. Para ajudar, o portal Cupom Válido, site especialista em cupões de descontos, reuniu uma lista com as melhores dicas para economizar nas compras online.

1. Faça um planeamento antes da compra

O primeiro passo para se fazer uma boa compra, é realizar um planeamento. Muitas compras são realizadas por impulso, o que fazem com que o produto/serviço não seja realmente necessário.

Além disso, um ponto importante do planeamento inicial, é realizar uma pesquisa sobre o produto para obter mais informações sobre o modelo, característica, garantia e suporte. Atualmente é possível encontrar este tipo de informação seja em sites de conteúdos, Youtube, e até em redes sociais.

2. Compare o preço

Uma das vantagens de realizar a compra online, é a facilidade de comparar o preço entre as várias lojas disponíveis. Em muitos casos as lojas maiores possuem preços melhores por conseguirem descontos com os fornecedores, porém existem casos de lojas menores a realizarem promoções com preços até mais atrativos para conquistar o cliente.

É possível encontrar também sites comparativos de preços, que para um produto específico, realizam a comparação e mostram os preços das melhores lojas.

3. Fique atento às principais datas comemorativas

Em períodos específicos do ano, as lojas realizam promoções com preços mais agressivos, seja para liquidar o stock, ou para renovar uma coleção antiga.

Vale a pena ficar atento a estas principais datas, pois é neste período que é possível fazer boas economias.

Exemplos de datas que podem ser um motivo para promoções: Dia do Consumidor, Dia da Mãe, Dia do Pai, Black Friday, Cyber Monday e Natal.

4. Registe o e-mail nas redes sociais da loja

As lojas possuem uma base de e-mail através da qual fazem divulgação periodicamente com os clientes. É possível receber frequentemente promoções, ofertas e vouchers, e assim conseguir bons descontos.

Uma outra opção é registar-se nas redes sociais da loja, seja Facebook, Twitter ou Instagram. Algumas promoções são enviadas exclusivamente para estes canais.

5. Use vouchers de desconto

Além do registo na base de email das lojas e ficar atento às redes sociais, atualmente já existem sites especializados que reúnem cupões de desconto de várias lojas num único lugar.

Com isso é possível economizar tempo, e ficar a saber de todas as principais promoções e vouchers do momento.

A vantagem deste tipo de serviço é que é totalmente gratuito, portanto vale a pena pesquisar como uma forma de economizar ainda mais.

6. Realize o pagamento à vista

Nas compras online há quem aproveite para fazer o pagamento com o cartão de crédito e em parcelas de 6x, 12x e até 24x. O problema deste tipo de opção é que geralmente são incluídos juros para a loja possa oferecer este benefício, o que acaba por encarecer o preço final do produto.

Por isso, sempre que existir a opção, tente fazer um pronto pagamento. Muitas lojas oferecem um desconto adicional de 5% a 10% no preço total do produto para esta forma de pagamento, o que torna ainda mais vantajoso.

7. Consiga o envio grátis

Algumas lojas fornecem a opção de envio grátis caso o consumidor atinja um valor mínimo de compra. Este é um outro artifício bem importante para economizar na compra online, pois dependendo do valor do produto o valor do envio sozinho pode significar entre 10% a 30% do total da compra.

Portanto, verifique sempre se a loja possui uma política de envio grátis.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.