Muitas das pessoas que procuram casas não têm o mínimo conhecimento sobre como funciona o arrendamento de uma casa, já que alguns dos problemas que costumam surgir entre inquilinos e proprietários são a constatação disso. Para que tal não aconteça consigo, vamos revelar-lhe quais são os 6 erros mais comuns que ainda se cometem ao arrendar uma casa.

Adiantar dinheiro ou assinar um contrato sem ter visitado o imóvel

A primeira coisa a fazer é visitar o imóvel e verificar o seu estado, quer seja no tamanho, na localização real, no estado das janelas, humidade, tipo de aquecimento, etc...

Não efetuar um contrato escrito

Não basta só um acordo verbal, até porque hoje em dia as palavras, infelizmente, não têm assim tanto valor. Por isso, é essencial que se redija por escrito o fundamental do contrato de arrendamento e ficar sempre com o original assinado em todas as páginas. Certifique-se qual a duração do mesmo e o tempo que tem de dar quando quiser sair.

Não preparar um inventário de entrada

É bastante importante que se faça um inventário da casa e dos móveis que nela estão inseridos. Caso existam elementos danificados, o registo deve ser feito através de fotografias.

Aceitar gastos que não lhe correspondem

Deve garantir que o proprietário não coloca no contrato nenhum tipo de impostos e gastos do condomínio. Se arrendar a casa através de uma agência, deve deixar claro desde o início quem irá suportar esses gastos.

Entregar uma caução exorbitante

A quantidade que deve entregar ao seu senhorio, não deve ser maior do que três rendas. No caso de lhe exigirem mais, deve procurar outra casa. E lembre-se que é muito importante que guarde todos os recibos de pagamento.

Assinar cláusulas prejudiciais de atualização de renda

Existem anúncios, especialmente de bancos, que lhe oferecem rendas atrativas, mas que só funcionam no primeiro ano. Por isso, deve pedir ao seu senhorio que inclua o sistema legal de atualização de rendas conforme a inflação.