Qualquer eletrodoméstico merece alguma atenção, principalmente os de maiores dimensões, nem que não seja para não ter de despender de um valor elevado em vez de aproveitar para ir de férias ou para prevenir uma inundação em casa.

Instalação

Infelizmente o que acontece grande parte das vezes é que não se pode escolher o local onde a mesma deve ficar. O ideal será colocar a máquina num local que não tenha grandes variações de temperatura, ou seja, não apanhe nem chuva nem sol direto e num ambiente fechado. Também é conveniente que se tenha em atenção o chão onde é colocada. Quanto mais plano for menos trepidação e menos instabilidade, resultando numa melhor performance.

Quantidades

A maior parte das pessoas não o faz, mas tal evitava muita coisa... ler as instruções! Cada ciclo de lavagem merece uma atenção especial, bem como a quantidade de roupa e detergente utilizados. A maior parte das vezes as máquinas deixam de funcionar devido ao excesso.

Ter em atenção ao que entra

Coisas dentro de bolsos, fechos de calças e soutiens são alguns dos exemplos em que é preciso haver uma maior cautela. Com certeza que já ouviu e deduziu que aquela moeda ficou esquecida dentro de algum bolso e agora anda a circular pela máquina. Como coisas destas – principalmente metal – podem fazer com que a máquina pare de funcionar porque podem travar a parte móvel, o melhor a fazer é verificar e esvaziar todos os bolsos.

Na senda, um soutien também pode não ser algo abonatório, uma vez que muitos têm arame que a qualquer altura pode sair e prejudicar o funcionamento. Não obstante, é sempre preferível lavar esta roupa mais delicada colocando-a num saco de rede, para também proteger melhor as peças.

Os fechos das calças devem estar sempre fechados. Assim, não só previne riscos no tambor como também evita que a roupa se enrole e cause danos nos tecidos.

Tomada elétrica

Já não é grande novidade que qualquer coisa que esteja ligado a uma tomada gasta energia, mesmo não estando a trabalhar, e faz mal ao ambiente. Portanto, caso tenha essa possibilidade desligue a tomada. Não só irá estar a poupar a carteira e energia, como também minimiza o risco de avaria caso haja uma sobrecarga elétrica.

Limpeza

Hoje em dia existem produtos que ajudam a limpeza interna da máquina por isso, habitue-se a usá-los. Quer a porta, como o tambor como o filtro devem ser lavados periodicamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.