Para além de diminuir a produtividade e desempenho, a ansiedade laboral pode causar problemas como fadiga, dificuldades de concentração, apatia, insónia, perda de libido, tensão muscular e dores de cabeça. Se se revê em pelo menos três destes sintomas, chegou a altura de tomar medidas para reduzir os níveis de stress. Veja como:

Organize-se

Reveja a sua semana de trabalho. Planeie tarefas e priorize o tempo. Não vale a pena passar horas excessivas a trabalhar, afinal de contas não é assim que terá trabalho de qualidade mais depressa. Pelo contrário o trabalho excessivo pode prejudicar a sua saúde tornando-se cada vez mais difícil realizar as tarefas diárias. Se puder, crie uma agenda e delegue tarefas. Tenha consciência que por nem sempre é possível fazer tudo sozinho. O trabalho em equipa traz inúmeras vantagens e poderá ajuda-lo a aliviar um pouco a carga de trabalho.

Durma bem

Trabalhar até tarde pode parecer uma boa solução quando o trabalho se acumula mas a verdade é que o corpo e a mente precisam de descanso para manter os níveis de energia altos e a mente relaxada. Terá maior capacidade para lidar com os problemas e uma função cognitiva melhorada o que se traduzirá num melhor desempenho.

Coma bem

Alimentos ricos em açúcar parecem opções maravilhosas naqueles picos de fome e desejo a meio a manhã e da tarde. Mas na verdade o açúcar é uma substância de absorção rápida o que significa que passado pouco tempo estará com fome outra vez. Isto causara problemas como irritabilidade dores de cabeça e stress. Aposte em comidas ricas em hidratos de carbono e proteínas capazes de manter a saciedade entre refeições. Evite refeições muito pesadas ao almoço e opte por comer de três em três horas para manter os níveis de açúcar e o bom humor.

Faça pausas

Beba um café, faça uma caminhada ou simplesmente respire ar puro. Fazer pausas regulares vai aumentar a sua produtividade e a saúde agradece. É uma forma de clarear a mente e recuperar energia para a próxima etapa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.