Mas é também nesta faixa etária que a maior parte dos jovens começa a trabalhar pelo que esta é a altura perfeita para começar a ganhar conhecimento na área da poupança e gestão financeira, garantindo um futuro sem preocupações.

1. Perceber como funcionam os impostos e fazer o seu IRS

Hoje em dia são várias as empresas e contabilistas que tratam do IRS das famílias. Tendo em conta que já é tudo automático, mesmo que não queira pedir ajuda, basta seguir os passos e submeter a declaração. Mas mais importante do que preencher o IRS é perceber em que é que este consiste, que percentagem pertence aos impostos, quais os montantes em jogo e como pode aumentar o retorno financeiro.

Para além de poupar em serviços de preenchimento do IRS, ganhará uma visão clara do seu estatuto económico-financeiro, podendo planear o futuro de forma mais perspicaz.

2. Ponha de parte um fundo de emergência

Ao começar o primeiro emprego, há quem aproveite para gastar em tudo o que sempre desejou e naquilo que os pais não quiseram ou puderam dar. Seja em viagens, festas ou bens materiais, grande parte dos jovens adultos acabam por gastar o ordenado quase na totalidade o que gera hábitos de consumo errados.

Para que isso não aconteça, aprenda a poupar de forma responsável. Ponha sempre de parte uma percentagem do que ganha e crie um fundo de emergência caso ocorra uma situação imprevista. Geralmente aconselha-se que tenha sempre de parte o equivalente a três a seis meses de ordenado. Isso será fundamental caso perca o emprego, fique doente ou tenha uma avaria no carro por exemplo.

Mesmo que estas preocupações ainda não o façam perder o sono, lembre-se que é mais fácil poupar enquanto ainda não tem grandes responsabilidades, como é o pagamento do empréstimo de uma casa ou o colégio dos filhos.

3. Gaste apenas no que é indispensável

Esta idade é a ideal para começar a tentar distinguir o que é indispensável do que é supérfluo. Claro que também é uma altura da vida em que se gasta em experiências que concretizam sonhos de infância (como viagens), mas é importante que comece a planear situações futuras, como a compra de uma casa ou o investimento na criação da sua empresa.

Aprenda a gerir os ganhos de forma equilibrada, poupando em bens materiais dispensáveis e compras impulsivas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.