
Sabe melhor estarmos alegres do que tristes, até porque a tristeza é uma das piores sensações da nossa existência e apenas só parece mais bonita nas músicas.
Mas como esta faz parte da nossa vida, a única maneira que existe é aprendermos a lidar com ela, até porque não existe felicidade sem tristeza.
Mas já se deve ter perguntado diversas vezes o porquê de ficarmos tristes, e isto tem muito a ver com o sentimento que responde aos estímulos internos, nomeadamente às recordações, memórias, bem como, às vivências.
O organismo acaba por elaborar essa sensação e amadurece-a, dando uma resposta natural às situações de perda ou até mesmos de frustrações, que acabam por ser libertadas pelas hormonas cerebrais que dão pelo nome de neurormônios, responsáveis pela angústia, melancolia, assim como, o sentimento de coração apertado.
Como não é possível receber boas notícias durante o dia todo, nem sempre existe uma maneira de fugirmos do estado de tristeza, apenas só é possível mexer no significado dos estímulos de modo a fazer com que esta surja num grau menos elevado.
Se é daqueles que tem como obrigação ser feliz o tempo todo, deve ter atenção pois pode vir a ficar obcecado ao ponto de causar um determinado grau de angustia a si mesmo, nomeadamente uma depressão.
É por isso que a maior parte das pessoas que só pensam nelas próprias, tem tendência a sofrer mais e acabam por não dar tanta importância às pequenas alegrias da vida.
Evitar a tristeza tem sido um ideal tão perseguido por algumas pessoas que esta a chamar a atenção de vários investigadores por todo o mundo, que acabara por chegar à conclusão de que estar infeliz é mais do que natural para o ser humano, pois permite que faça uma reflexão sobre si próprio, para que possa conhecer-se melhor e descobrir o que quer e do que gosta.
A partir dessa reflexão é que vai conseguir fazer as atividades que lhe dão prazer e procurar o que realmente o faz feliz.
No entanto, quando falamos em tristeza, falamos numa que é saudável e passageira, mas se esse não for o seu caso deve ficar preocupado até porque pode estar a passar por uma depressão.
E se esse for o caso, saiba quais são os sentimentos que lhe estão associados:
- Melancolia que já dura à quinze dias consecutivos
- Sente-se incapacitado de fazer as atividades normais
- Perdeu o interesse nas atividades que fazia antes e que lhe davam prazer
- Tem dificuldade em concentrar-se
- Está sempre irritado e com ansiedade
- Existe uma fadiga constante, assim como, uma perda de energia
- Tem mudanças no apetite
- Pensamentos frequentes sobre morte e suicídio
- Diversas alterações no sono
- Tendência para isolar-se
Se vir que estes sentimentos são muito frequentes em si, deve rapidamente pedir ajuda médica, pois a depressão é uma doença forte e com a qual não se deve brincar!
Comentários