A grafologia, a ciência responsável pela análise da escrita para a descoberta de traços de personalidade é, hoje em dia, usada com vários propósitos desde investigações criminais a formas de analisar e selecionar potenciais candidatos a um emprego. Estranho? A verdade é que a caligrafia é capaz de revelar traços da personalidade de cada indivíduo. A grafóloga Kathi McKnight afirma que uma análise detalhada da caligrafia pode desvendar até cerca de cinco mil traços diferentes da personalidade, mas que análises mais simples e gerais exprimem já muita informação. Sublinhamos que os traços que apresentamos de seguida são gerais e os mais comuns, pelo que obviamente não se conseguirão aplicar a todas as pessoas, mas é uma boa base para começar a análise da sua personalidade através da letra. Confirme se faz sentido.
Letras Grandes e Pequenas
O tamanho das letras revela que, pessoas que querem chamar a atenção e compreendidas escrevem com letras maiores, enquanto introvertidos têm uma caligrafia menor. As letras pequenas também estão relacionadas com uma melhor capacidade de concentração e foco. Já quem tem um tamanho de letra mediano mostra uma personalidade adaptável e equilibrada.
Inclinação da letra
Inclinação para a direita é sinal de maior sentimentalismo, amizade. São normalmente pessoas que dão grande importância aos valores familiares e de amizade e podem ser impulsivas. Sem inclinação, revela racionalidade, lógica e pragmatismo. Já indivíduos que preferem trabalhar com coisas em vez de pessoas, normalmente mais orientados para o “eu-interior”, mais reservados e introspetivos têm uma caligrafia com inclinação para a esquerda.
Espaçamento entre as palavras
Deixar espaços grandes entre as palavras geralmente indica que a pessoa que está a escrever tem mais liberdade e independência , já o contrário é prova de que a pessoa que escreve aprecia a companhia dos outros e que não gosta de ficar sozinha.
Espaçamento entre linhas
Quando alguém tem noção dos limites não sobrepõe as palavras de linha para linha mas se o contrário acontece e as linhas de baixo coincidem com as de cima, podem existir problemas de gestão de tempo.
Pressão sobre o lápis ou caneta
A pressão que fazemos sobre o utensílio de escrita está intimamente ligada às nossas emoções. De certeza que já reparou que quando está mais perturbado faz mais força na caneta. Pois, quanto mais pressão fazemos mais fortes as nossas emoções se confidenciam. Este elemento pode também significar rigidez. Pouca pressão equivale a pessoas rápidas a reagir.
Ligações entre letras
Método, lógica e uma cuidada tomada de decisões transparecem em caligrafias que ligam as letras de uma palavra. Palavras cujas letras estão mais afastadas também revelam boas características como inteligência e intuição.
A parte de cima das letras
Relativo a letras como o “l”, o “h” e o “t”, letras em que a parte superior faz arcos muito pronunciados pertencem a pessoas com grandes esperanças para o futuro, enquanto que, pessoas que viram os seus sonhos esmagados desenham esta parte das letras de forma mais contida. Estas duas diferenças também podem representar uma pessoa sensível a críticas, no primeiro caso e uma pessoa trabalhadora e organizada no segundo.
A parte de baixo das letras
A parte de baixo de letras como o “g”, o “p” ou o “f” também têm os seus segredos: se esta parte é delgada significa que a pessoa é seletiva a quem chama de bom amigo, se for larga é porque o circulo de amigos também o é, se for longa a pessoa adora viajar e quem gosta de estar em casa e é mais caseiro vai desenhar estas “perninhas” mais curtas.
Como é o traço do seu “t”?
O local onde desenhamos o traço que cruza a letra “t” revela dados sobre a nossa autoestima: quanto mais para cima o traço, mais alta a confiança em nós e maiores são os nossos objetivos.
Modo de pontuar o “i”
Pessoas que desenham a “bolinha” do i é mais aberta e redonda são mais infantis, brincalhonas, artísticas e que gostam de se diferenciar. Se, pelo contrário desenha a pinta da letra sem qualquer distinção é alguém que não presta muita atenção aos detalhes.
Escrita e as margens da página
Alguém que deixa espaço na margem esquerda costuma estar presa a eventos passados, mas se por outro lado a pessoa deixa a margem direita em branco pode significar que se sente ansiedade relativamente ao que está para acontecer. Existem ainda aquelas pessoas que escrevem por toda a página o que quer, inevitavelmente, dizer que a pessoa não consegue relaxar e que por ser inquieta, os pensamentos não param de surgir.
Procurar mentiras através da caligrafia
Se certas partes do texto se destacam das outras por terem uma letra diferente (quer seja por ser mais pequena, mais apressada,...) ou por haver muitas variações ao longo do texto, este pode esconder dúvidas e incertezas sobre o que está a ser escrito ou mesmo mentiras.
O que a sua assinatura diz sobre si
Assinaturas ilegíveis revelam pessoas fechadas e com grande necessidade de privacidade, enquanto que assinaturas que conseguimos ler com facilidade indicam pessoas confiantes e que se sentem bem na própria pele.
Comentários