Um estudo conduzido pela Kaspersky Lab sobre a presença dos utilizadores nas redes sociais mostra que 78% das pessoas quer abandonar as redes sociais, principalmente porque as consideram uma perda de tempo (39%). De acordo com o inquérito, redes sociais como o Facebook e o Instagram continuam a ser utilizadas pelo medo de perder memórias digitais e contactos.
A grande maioria dos utilizadores (62%) acredita que perderia por completo o contacto com os amigos se saísse das redes sociais. Perto de 21% dos inquiridos mostrava menos preocupação com a questão dos amigos e mais atenção quanto ao medo de não conseguir recuperar as suas memórias digitais – por exemplo, fotografias.
"As redes sociais podem ser um benefício ou um risco. Se forem um benefício, não é problema nosso: acreditamos que todas as pessoas têm o direito de decidir, livremente, que plataformas utilizar ou deixar de utilizar quando quiserem. A verdadeira liberdade digital não é algo que leva, obrigatoriamente, a fazer sacrifícios. O que nós queremos é que as pessoas tenham acesso a uma cópia encriptada de todas as suas memórias digitais", comenta Evgeny Chereshnev, diretor de redes sociais na Kaspersky Lab.
Veja ainda: 7 tipos de pessoas que deve desamigar no Facebook
Leia também: 6 doenças provocadas pela Internet
Nova app
Foi para colmatar os medos dos utilizadores que pretendem, eventualmente, abandonar as redes que a Kaspersky Lab lançou a aplicação FFForget.
Esta solução vai permitir que se faça um backup de todas as memórias que tem nas redes sociais e que as possa guardar num repositório de memórias seguro e encriptado. O FFForget dá, portanto, liberdade às pessoas para que abandonem qualquer rede social quando quiserem, sem terem de perder nada.
"Com a FFForget queremos criar uma solução que acabe com o medo que as pessoas têm de perder as suas memórias, de sofrer danos nas suas contas ou até um ataque de um hacker. Mas - mais importante – as pessoas que tiverem esta aplicação vão poder abandonar qualquer rede social a qualquer altura, sem perder aquilo que lhes pertence: as suas vidas digitais", explica Evgeny Chereshnev.
O lançamento da FFForget está agendado para 2017. Os utilizadores que estiverem interessados podem registar-se em ffforget.kaspersky.com para darem o seu feedback construtivo para o desenvolvimento da mesma. Receberão também updates, insights e um acesso antecipado à versão beta que for tornada pública quando estiver disponível.
Comentários