Todas as mulheres com a auto estima baixa não têm uma vida plena e feliz, pois nunca estão satisfeitas com a visão que têm de si mesmas, seja ela física ou não. Mulheres com uma baixa auto estima são perfecionistas, estão sempre a tentar melhorar em algum aspeto, pois segundo elas, nunca são boas o suficiente. Além do perfeccionismo, há outras aspectos que podem levar à baixa auto estima, como insegurança, inadequação, incerteza, dúvidas, depressão, necessidade de agradar os outros, aprovação e reconhecimento. Todas as mulheres podem-se sentir em baixo em alguns dias, é normal. No entanto, se essa sensação for constante e se se sentir infeliz consigo mesma mais vezes do que se sentir feliz, o melhor é acionar o sinal de alerta e entender o que se está a passar.

A pergunta que se coloca é: como levantar a auto estima? Primeiro há que tentar entender a causa da mesma. Será que tem a ver com críticas externas ou autocríticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, raiva, humilhação e dependência emocional ou financeira? São muitas as razões que podem explicar esta fase pela qual está a passar e por isso deve reservar um momento para tentar melhorar esses aspetos. Se não for bem sucedida talvez o melhor seja procurar um profissional que a possa ajudar e dar as ferramentas de que precisa para sair desta fase. Para No entanto e para começar já hoje damos algumas dicas de como pode levantar sua auto estima.

  1. Valorize os seus pontos fortes

Não é possível que não exista nada em si mesma que não goste. Faça esse trabalho de auto-observação. Repare quais são os seus pontos fortes, sejam eles relacionados com a sua personalidade ou com o seu físico. É verdade que pode ter um nariz maior do que gostaria, mas em compensação os seus olhos são muito expressivos, pode não estar no peso ideal, mas o seus seios são grandes e empinados, ... É importante que saiba identificar os seus defeitos e conviver com eles, mas também e sobretudo que saiba valorizar os seus atributos.

  1. Não faça comparações

Uma das coisas que mais interferem na auto estima das mulheres é estarem constantemente a comparar-se. Admirar outras pessoas é normal e inclusive pode ajudá-la a desenvolver-se mais, mas quando isso se torna uma obsessão ou inveja, só pode causar mal aos que a rodeiam e a si mesma. Copiar o estilo de vida de alguém não é a solução dos seus problemas. Por mais que a pessoa pareça super feliz, você pode não ser feliz como ela se fizer as mesmas escolhas. Cada ser humano é único e se diferencia pelos gostos, anseios e escolhas, por isso, não tente copiar ninguém, seja você mesma: autêntica.

  1. Conheça-se

Se uma das justificações para copiar os outros for porque não sabe bem o que gosta, tente descobrir-se em primeiro lugar para depois aprender como levantar a sua auto estima. Ao invés de incorporar uma personalidade que não é sua, procure fazer coisas que lhe dão verdadeiramente prazer. Lembre-se que não precisa de estar acompanhada o tempo todo para se sentir feliz e animada. Você pode rir-se de si mesma e divertir-se sozinha a ver um filme que a faça refletir, a ver séries que gosta e que a relaxem, a cozinhar um prato desafiador que sempre tentou fazer sem sucesso, a beber um bom vinho e a ouvir a sua música preferida, a cantar e dançar pela casa, a tomar um banho relaxante ou simplesmente a ler um livro num momento de paz interior. E até quem sabe a viajar sozinha... Não existe nada melhor do que estar tranquila e satisfeita com a sua própria companhia. Já diz o ditado: se não gostar de mim, quem gostará?

  1. Recapitule a sua vida

Você pode não estar na posição que gostaria que estar neste momento, pode não ter o cargo dos seus sonhos no trabalho ou ter prosseguido com os seus estudos como gostaria, mas páre de se martirizar por coisas do passado, ou então persiga os sonhos de outra forma no presente.  Por mais que pense que poderia estar numa fase melhor, às vezes a vida leva-nos para outros caminhos que nem sempre são o ideal, mas que podem ser muito melhores em certas fases da sua vida. Já parou para pensar que poderia não ter conhecido as pessoas que conheceu, não se ter envolvido em determinados relacionamentos se tivesse seguido outro caminho?  Não queira abraçar o mundo de uma só vez, tudo tem o seu tempo e você só precisa de se concentrar no que quer, para poder crescer e alcançar esse objetivo. Por isso, não tenha vergonha do seu passado, valorize as suas conquistas, por menores que sejam, pois tudo que conseguiu com certeza que não foi por acaso, mas por mérito próprio. Tenha orgulho de si mesma e das decisões que tomou.

  1. Cultive amizades

Assim como deve ter momentos introspetivos para se sentir realizada, também deve equilibrar esses momentos com outros de convívio social. Ninguém é feliz sozinho sempre e isso não significa que você precise de ter um companheiro para se sentir uma mulher completa. Aliás, depender de um homem para se ser feliz nunca foi a melhor escolha e acaba por ser o grande erro que a maioria das mulheres comete. Sinta-se feliz apenas por cultivar os amigos que você já tem, mantendo contato com eles, vendo-os sempre que possível. Essa troca é muito enriquecedora para ambos, e é uma das melhores formas de levantar a auto estima.

Além de preservar os seus amigos, lembre-se que conhecer gente nova nunca é demais, por isso, permita-se conhecer pessoas novas. Converse com quem quiser se aproximar, evite criar um bloqueio desnecessário. Estabelecer um vínculo com alguém não significa que você será íntima dessa pessoa, apenas que está expandindo o seu círculo e ampliando o seu networking.

  1. Pratique o bem estar

Uma forma de levantar a auto estima e que é muito eficaz é cuidar de si mesma. Isso significa alimentar-se corretamente, praticar alguma atividade física, cuidar do seu aspeto físico e ainda mais importante, cuidar do seu interior. Se circular uma sensação de bem estar no seu organismo, muito mais facilmente consegue vencer qualquer problema de auto estima que surja no seu caminho.