Apesar de ser uma característica com a qual se nasce, é algo que ao longo da vida se pode acentuar. Como muita coisa que vai mudando, também a sensibilidade perante determinadas coisas ou situações pode sofrer mutações. Começar a preferir ambientes mais calmos com menos pessoas, começar a ter uma preocupação maior com as pessoas que o rodeiam, dar mais relevância a detalhes ou outros, são indicadores que se está a tornar numa pessoa mais sensível.

Consideradas pessoas com um QI emocional mais elevado, tornam-se mais agradáveis na socialização, até porque o facto de sentirem as coisas mais profundamente e serem mais pormenorizadas, faz com que tenham mais tato a lidar com as pessoas ou situações.

Em cada 10 pessoas 5 possuem a característica e você? Veja se se identifica...

Características

Uma coisa que não se deve confundir é alguém sensível com reativo, ou seja, alguém que está constantemente a desiludir-se, a achar que o mundo não as merece, que sofrem com as injustiças, etc... não é propriamente uma pessoa sensível e sim alguém reativo.

Uma pessoa sensível, tendo em conta que debruça muito tempo nos detalhes, é alguém que está suficientemente atenta ao comportamento dos outros ao ponto de não investir se sentir que não vale a pena, resguardando-se assim de algum tipo de desapontamento ou desilusão. Por norma também não agem de forma impulsiva ou mais 'birrenta', não são deitadas abaixo por qualquer crítica que ouçam nem deprimida pelo seu chefe não ter valorizado algo.

Alguém sensível está muito atento ao que a rodeia, bem como tem um auto conhecimento elevado, sabendo quais são os seus defeitos e limitações. Não obstante, não apregoam aos sete ventos que o são, preferindo manter-se atentos e pensando antes de agir.

Indecisões

Face ao facto de darem muita atenção aos pormenores e detalhes, podendo ser muito minunciosos, tomar uma decisão pode ser algo mais complicado, uma vez que estão sempre a ter em conta as várias soluções possíveis. No entanto, a decisão tornar-se-á mais ágil no futuro face a uma situação parecida.

Trabalho em equipa

Visto serem pessoas que se preocupam com o próximo e geram alguma empatia, profissionalmente é natural que a coisa corra bem. Contudo, tendo em conta a questão da indecisão, talvez funções em que não seja necessário a tomada de decisões sejam mais favoráveis.

Extrovertida vs introvertida

Contrariamente ao que se pensa, a natureza de uma pessoa muito sensível não a faz necessariamente introvertida. Aliás, a influência dos pais e amigos é que pode ditar muito da personalidade.

Exercício físico

Aqueles que são extremamente sensíveis, por norma não gostam nem praticam aulas de grupo, preferindo o exercício mais individual, como corrida, bicicleta, etc... O sentimento das aulas em grupo é como se fosse de julgamento, ou seja, há a sensação que todos estão a olhar para todos os seus movimentos.

Reações emotivas

Não é à toa que frases como "não encares isso de forma tão pessoal" ou "porque é que estás a reagir de forma tão sensível" são o dia a dia e muitas vezes encaradas como sendo algo negativo. Se processam as coisas mais profundamente, é natural que reajam de forma mais intensa. Na senda, são igualmente mais propensas a demonstrar empatia e preocupação com os problemas de um amigo, bem como ficarem mais afetadas com ambientes mais negativos ou pessoas mais 'tóxicas' ou agressivas.