Este artigo tem mais de 8 anos
Partilhar um elevador pode ser uma experiência desagradável. Saiba o que fazer, em seis simples passos.
Andar de elevador pode ser uma experiência pouco confortável. Por isso, reunimos conselhos de peritos em boas maneiras de modo a elaborar um guia animado muito giro e o conceito de proxémica (que significa, em poucas palavras, que uma distância inferior a 40 cm, entre nós e outra pessoa, é demasiado curta). O cerne da questão é que o espaço confinado, o não ter a certeza sobre quem se deve mover primeiro e um comportamento impaciente podem tornar uma curta viagem numa experiência desagradável.
Fique com a nossa recomendação para tornar a viagem de elevador mais confortável, em seis simples passos:
- Tomar posição: Quando o elevador chega ao andar, as pessoas precisam de sair, pelo que o melhor sítio para ficar é à direita da porta. Assim, todo o lado esquerdo e o centro ficam livres para as pessoas saírem. Verifique se todos saíram, antes de entrar no elevador.
- As senhoras primeiro? O cavalheirismo é sempre apreciado, mas, se o elevador está lotado, deve ser a pessoa mais perto da porta a primeira a sair.
- Seja um polícia de trânsito: Se o elevador não está lotado, coloque-se na parte de trás, para dar lugar às próximas pessoas que entrarem. Se vai para um andar superior, então é mesmo importante que vá para a parte de trás do elevador, já que a maioria das outras pessoas vai sair antes de si. Os primeiros quatro espaços que devem ser ocupados no elevador são os quatro cantos. À medida que mais pessoas entram, vão ocupando o centro. Quando o elevador pára, se estiver lotado, algumas das pessoas que estão perto da porta devem sair e permitir que as pessoas que estão mais atrás possam sair antes que as portas do elevador se fechem.
- O responsável pelo botão: Se ficou perto do painel de botões do elevador. Seja proativo e gentil, e pergunte: «Para que andar?». E pode utilizar o botão de abrir e fechar as portas, para apressar a entrada e saída do elevador.
- Verifique a sua mala: Coloque a(s) sua(s) mala(s) numa posição baixa e em frente ao seu corpo. Os nossos pés e pernas são muito mais estreitos que a parte de cima do nosso corpo (ombros e peito) e há mais espaço para colocar a mala de forma a não incomodar as outras pessoas.
- Tempo para conversar? Esta é uma questão muito importante. As outras pessoas no elevador são uma audiência cativa, logo, se estiver a meio de uma conversa quando entrar no elevador, deve falar baixo ou, melhor ainda, fazer uma pausa na conversa até sair do elevador. Se estiver a falar ao telemóvel, diga ao seu interlocutor que lhe volta a ligar logo que chegar ao seu andar. E no que se refere a começar uma conversa com pessoas no elevador, uma saudação rápida ou um aceno são suficientes. Preste atenção à linguagem corporal dos outros. Se lhe parece que não querem falar, então é provável que não o queiram fazer. Só mais um conselho - Seja cortês. Não empurre, espere pela sua vez, ceda passagem e dê espaço aos outros passageiros, diga «por favor» e «obrigado».
Para mais informações clique aqui
Comentários