A partir de uma determinada idade é normal que haja um sentimento de algum comodismo e estagnação… O início da independência com as responsabilidades de um trabalho, de uma casa e provavelmente com o crescimento de uma família mudam por completo as prioridades e a energia de cada um de nós, mas o mais importante é não deixar que isso atrapalhe os planos que tem para a sua vida. Se sente que está a entrar numa apatia, nada como dar um up ao rumo da sua vida.

Quando se cai na rotina o primeiro a ressentir-se é o corpo que fica preguiçoso, cansado e com uma única vontade: ficar no sofá. Mas esta é a tendência que tem de se contrariar… Não tem de a riscar da sua vida, claro, afinal de contas quem não gosta de passar um dia ou outro a ver filmes ou séries?! No entanto, quando feito em demasia é algo que só lhe irá trazer dissabores. Para haver mudança, a mesma tem de ser de dentro para fora e nada melhor que isso e para ficar cheio de energia que a prática de exercício físico. Sozinho ou acompanhado, indoor ou outdoor, hoje em dia há toda uma panóplia de oferta e onde a falta de dinheiro já não pode ser desculpa. Coloque a playlist que tanto adora e aposte em algo que, para além de o deixar em forma, vai conferir a energia e a motivação para fazer outras coisas que não estão na agenda.
Cuidar de si vem no seguimento... não faça dos filhos ou uma relação duradoura o argumento perfeito para não tenho tempo ou já não preciso. Toda a gente precisa! Aprenda a otimizar o seu tempo, até porque para cuidar de si não precisa de levar muito tempo. A máscara demora 20mn a atuar? Pois bem, colocá-la demora 30 segundos e enquanto a mesma atua pode adiantar o jantar ou passar a ferro a roupa do dia seguinte. Não se esqueça do quão se sente bem quando está com boa aparência e recebe elogios. Isto é meio caminho andado para cultivar a autoestima e para se sentir com mais energia.

O convívio é outra das partes fundamentais para contribuir para o seu bem estar. Tire um dia por semana e junte-se com outros amigos. Todas as semanas o jantar é na casa de um (ou num restaurante) e assim vão trocando e repartindo os gastos de forma a poderem estar juntos e passar um bom bocado sem despender muito dinheiro. Mas também é importante não deixar o relacionamento entrar na rotina e desgaste, por isso de vez em quando vá jantar fora com o parceiro. É uma boa ocasião para se arranjarem um pouco e estar num sítio novo onde podem aproveitar a companhia um do outro e fazer planos.
Na senda, torna-se imprescindível que sonhe com viagens. Sozinho, com a família ou amigos é bom que comece a pôr em prática o 'Ah! Temos de combinar ir'. Conhecer novos locais, culturas e sabores enche a alma, 'abre' a mente e motiva para a próxima. Sejam umas férias grandes ou escapadelas de fim de semana o importante é que as faça e enriqueça com elas.

Arranjar um passatempo também é algo que lhe pode trazer muitos benefícios. Um blog, um projeto familiar, restaurar móveis antigos, ler, etc... irão servir para relaxar, espairecer após um dia de trabalho, incentivar a imaginação e criatividade.

Ideias simples…

Há quanto tempo não vai ao cinema? Ou não organiza uma ‘movie night’ em casa?! Não se esqueça das pipocas!

Porque não reunir os amigos num picnic? Os amigos, os filhos, os amigos dos filhos, … Junte toda a gente num final de tarde de verão e aproveite ao máximo as coisas simples que o mundo tem para oferecer…

A sua banda preferida vai dar um concerto? Vá com os amigos.

Compre um novo livro para se entreter na esplanada enquanto o seu filho se diverte a brincar.

Remodele uma divisão da casa que não tenha tanto uso e transforme-a numa zona especial, como por exemplo uma zona mais lounge para poder ser um local de escape e descontração.

Faça planos: se o fim de semana está à porta faça planos para saber o que fazer com o tempo de folga. Os planos garantem que não fica preso na monotonia nem sem saber onde ir ou acabar por fazer o mesmo. Nos fins de semana em que estiver calor pode sempre planear uma ida a uma praia diferente e tornar os dias de praia ainda mais especiais.

Faça uma caixinha de sugestões em casa onde todos podem contribuir com ideias, como por exemplo sugestões para jantares temáticos. À 6ª feira juntam-se todos para tirar um novo papel e durante o sábado preparam tudo para uma noite super divertida.

Tire partido dos avós e tios e faça planos para poder aproveitar algum tempo apenas com a sua cara metade, recordem a vossa juventude e apercebam-se que há momentos que duram apenas um período da vida, mas que a mentalidade de se manter jovem e proativo é algo que pode durar a vida toda.

Guardar

Guardar