O orçamento anda bastante apertado, o dinheiro não chega até ao final do mês ou o seu ordenado não chega para fazer face a todas as despesas? Chegou a hora de começar a reduzir os gastos. Mesmo que lhe sobre algum dinheiro, cortar despesas desnecessárias é sempre bom, assim pode investir onde realmente interessa. Reeducar-se financeiramente é um exercício diário e exige determinação, por isso aprenda a reduzir os seus gastos e equilibrar a sua vida financeira com apenas estas dicas.

1 - Partilhe o carro

Se tem colegas que vivem relativamente perto de si, divida o carro com eles para irem para o trabalho ou levarem as crianças à escola. Desta forma irá economizar combustível, estacionamento, manutenção, etc...

2 - Mantenha os pneus do carro cheios

É uma medida tão simples, mas que ajuda muito a economizar combustível.

3 - Tente renegociar

Veja o que consegue fazer para renegociar as suas dívidas: por vezes uma simples chamada ajuda a diminuir uns euros.

4 - Venda o que já não usa

Ganhe dinheiro com coisas que só estão a ocupar espaço em sua casa. Há vários sites que fazem isso e hoje em dia as redes sociais podem ser um ótimo aliado.

5 - Use lâmpadas económicas

Verá a economia a longo prazo, pois além de durarem mais, consomem menos energia.

6 - Desligue os aparelhos elétricos

Ainda que não acredite eles consomem muito, mesmo quando não estão a ser utilizados. Claro que há alguns que tem de manter sempre ligados, como é o caso do frigorífico, mas sabia, por exemplo, que o microondas é o aparelho que mais consome desligado?

7 - Cancele gastos fixos que não usufrui

Está inscrito no ginásio e nunca lá põe os pés? Ou tem um seguro de saúde que nunca usa, pois prefere sempre o Sistema Nacional de Saúde? Então cancele-os, pois só estão a aumentar os seus gastos mensais.

Leia ainda:

Aprenda a ganhar dinheiro

8 - Procure entretenimento gratuito

Se procurarmos há sempre coisas gratuitas: museus, atividades, etc. Ou pode sempre plenear coisas com os seus amigos que não envolvam muitos gastos, como um piquenique, jantares em casa ou dias de praia.

9 - Reduza gastos supérfulos

Cigarros, alcool, jantares e almoços fora de casa? Se sempre quis deixar de fumar, poderá ter um incentivo com a poupança de dinheiro. Faça as contas e veja como ao final do ano pode significar um pequeno pé de meia.

10 - Prefira cozinhar em casa

As marmitas estão super na moda e não há nada melhor do que saber o que está a comer: para o seu bolso e para a sua saúde. Faça as contas e veja quanto poupa ao final do mês levando sempre o almoço para o trabalho. Uma boa dica também é comprar em grande quantidade. Procure por produtos em embalagens “tamanho família”, assim poupa mais e pode cozinhar logo para várias refeições, mas lembre-se de ver sempre a data de validade para evitar o desperdício.

11 - Procure cupões de desconto

Seja em grandes sites de promoções e descontos ou campanhas dos próprios supermercados, vale a pena estar atento para conseguir poupar.

12 - Tenha uma horta em casa

No início poderá ter de investir um pouco, mas a longo prazo poderá economizar em vários alimentos.

13 - Faça uma lista antes

Faça sempre uma lista antes: seja para as compras de alimentação, seja de roupa, seja do que for. A lista irá ajudá-lo a manter o objetivo.

Veja também:

Desafio: conciliar a vida profissional e a pessoal

Faça o seu plano de carreira