Existem dois tipos de homens insatisfeitos com o seu pénis, os que realmente têm um pénis pequeno e os que apenas acham que ele é pequeno. "Um pénis normal, segundo as estatísticas ocidentais, mede cerca de 9,5 centímetros em flacidez e de 15 em ereção. Um pénis pequeno ou a sua convicção irrealista raramente causa problemas sexuais, mas pode criar graves problemas de ordem psicológica", afirma Nuno Monteiro Pereira.

"A mulher raramente se queixa, mas no homem pode provocar dificuldades em relacionar-se", sublinha o urologista. Usar certas roupas ou frequentar ginásios também são situações que inibem alguns homens. "Se o pénis for realmente pequeno e causar problemas, o aumento pode ser ponderado através de processos mecânicos como os extensores ou dispositivos de vácuo, ou por cirurgia", esclarece o especialista.

10 factos sobre o pénis que muitos homens (e mulheres) desconhecem
10 factos sobre o pénis que muitos homens (e mulheres) desconhecem
Ver artigo

"Essa intervenção deve ser efetuada por um médico andrologista experiente e pode ser necessário apoio psicológico", refere ainda Nuno Monteiro Pereira.

Ao longo da vida, maus hábitos, como o tabaco, a toma de alguns medicamentos e o aumento de peso, podem, segundo os especialistas, contribuir para uma redução do tamanho do pénis em cerca de dois centímetros e, nalguns casos, até agravar disfunções sexuais pré-existentes.

De acordo com um ranking mundial apresentado em 2006, os pénis portugueses, com uma média é de 13,6 centímetros em ereção, à semelhança dos dos espanhóis, surgem em vigésimo-terceiro lugar na tabela, liderada pelo Congo (17,90 centímetros), pelo Gabão (17,80 centímetros) e pela Guiné Equatorial (17,70 centímetros). Na Europa, os holandeses, com 15,60 centímetros, são os que mais se podem gabar do tamanho do órgão sexual.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.