Os alimentos que ajudam a prevenir as doenças cancerígenas contêm centenas de substâncias que se encontram de forma natural no reino vegetal.

São conhecidos como fitoquímicos e já demonstraram ser de grande importância na luta contra os vários tipos de cancro.

Classificam-se de acordo com cinco categorias. Confira-as de seguida:

1. Índoles

Entre estes, os mais importantes são o sulforafano e o indole-3-carbinol. Encontram-se em brócolos, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas e noutras verduras do grupo das crucíferas. Regra geral, neutralizam as toxinas corporais que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de tumores cancerígenos e activam enzimas antitoxinas. O
índole-3-carbinol ajuda a diminuir os estrogénios, prevenindo o desenvolvimento de cancro da mama.

2. Tioalil (ácido gárlico)

«Este composto do alho tem grandes benefícios ao nível do sistema imunitário. Para além de ter um papel antibacteriano, ajuda também à função dos macrófagos e dos linfócitos, elementos vitais do sistema imunitário», explica o nutricionista Tiago Osório de Barros. Encontra-se no alho, na cebola e no alho-francês e serve para reforçar o sistema imunitário e, por isso, as defesas, e ajudar o corpo a eliminar as substâncias cancerígenas.

3. Antioxidantes

Incluem as vitaminas C e E e o betacaroteno. Encontram-se nas verduras, hortaliças e em algumas frutas. Servem para fortalecer o sistema imunitário e a saúde celular, para além de promoverem a cicatrização e atrasarem o envelhecimento graças à sua acção antioxidante (anti-radicais livres).

4. Fenóis

Responsáveis pela cor azul, vermelha escura, violeta e vermelha de algumas frutas,  bagas e verduras. Encontram-se em uvas pretas, frutos silvestres, chá verde e preto. Servem para travar o crescimento dos tumores. Às vezes, as suas propriedades evitam até que o cancro apareça.

5. Flavonóides

Têm um grande poder antioxidante. Encontram-se na soja e derivados, e nas maçãs. Servem para bloquear os agentes tumorais e activar enzimas antioxidantes.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Tiago Osório de Baros (nutricionista na Dermonutri – Espaço Saúde e Qualidade de Vida)