À luz desta Medicina, a saúde tem uma definição muito objetiva: consiste num estado energético no organismo que se caracteriza por uma livre circulação do Qi (energia vital).

O Qi flui, sem bloqueios, e circula em todos os meridianos e órgãos no ritmo próprio que é suposto, promovendo bem-estar, vitalidade, e equilíbrio físico e emocional.
Quando esta circulação harmoniosa do Qi começa a ser corrompida - por fatores como a idade, as emoções, a falta de repouso, os erros alimentares, as próprias tendências do organismo - enfrentamos quebras no nosso bem-estar e na nossa qualidade de vida.

Desconfortos físicos, tensões dolorosas, imunidade enfraquecida, cansaço, problemas emocionais, diminuição de vitalidade sexual, entre outros, começam a fazer parte do nosso quotidiano sem que exista da nossa parte uma verdadeira consciência que são sinais de alteração do nosso estado de saúde. Na verdade, em termos de Medicina Chinesa, todos esses sinais demonstram que o nosso sistema energético está a entrar nalgum sofrimento. Ainda não há doença. Mas o nosso capital saúde esta a ser atingido.

Poder intervir com Medicina Chinesa, a este nível de saúde, tem um duplo benefício, reestabelecer o prazer de viver com bem-estar e qualidade de vida corrigindo estas manifestações e evitar que os bloqueios que deram origem a estas primeiras manifestações se instalem e desencadeiem uma desordem energética de maior amplitude: a doença.

Deixar de fumar com Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Chinesa usa um conjunto abrangente de disciplinas na prevenção da saúde, com destaque para o Tui Na Care, o Check-up de Medicina Chinesa ou o Tratamento para Deixar de Fumar.

O Tui Na Care é a resposta ao número crescente de pessoas saudáveis que procuram melhorar a sua qualidade de vida de uma maneira autónoma, sem consulta prévia, numa dinâmica de bem-estar e otimização do seu quotidiano. Quando realizado regularmente, além de ser uma resposta pontual aos problemas enunciados, vai consistir numa prevenção de saúde preciosa porque vai repor regularmente a energia estagnada em circulação contribuindo, assim, para uma saúde equilibrada.

O Check-up tem como objetivo ter uma leitura precisa do estado energético do paciente e definir as orientações que são convenientes seguir para manter a sua saúde a mais equilibrada possível. O Check-up de Medicina Chinesa dá origem a orientações em termos de estilo de vida a adotar (conselhos alimentares e dietéticos, Tui Na Care, exercícios físicos etc..) e de eventual acompanhamento terapêutico (Acupunctura, Fitoterapia…).

Por fim, mais difícil do que parar de fumar, é continuar sem fumar. Este é um processo difícil mas possível, com uma metodologia personalizada que vai de encontro a combater as dificuldades de cada um em parar de fumar, que são diversas e diferentes de pessoa para pessoa.

A acupunctura, além de ser natural e de não envolver qualquer tipo de químicos, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de maior eficácia para se deixar o vício do tabaco. Promoção da saúde, à luz da medicina chinesa, é promover bem-estar, vitalidade e equilíbrio físico e emocional.

Por Pedro Choy, Médico de Medicina Tradicional Chinesa e Diretor das Clínicas Pedro Choy

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.