Esta perturbação, que afeta milhares de portugueses com regularidade, causa a evacuação pouco frequente das fezes ou dificuldades no momento de a levar a cabo. A frequência da defecação varia de pessoa para pessoa, mas quando reduzida a menos de três vezes por semana é considerada prisão de ventre. Pode ser provocada por uma alimentação inadequada, com pouca fibra e poucos líquidos. Essa está, no entanto, longe de ser a única causa.

Um estilo de vida sedentário, a utilização de determinados medicamentos, o efeito causado pelo abuso de laxantes, a gravidez, o avanço da idade, a ansiedade ou o nervosismo e a mudança de hábitos como o uso de casas de banho estranhas também podem dar origem a este problema.

Sintomas

Redução da frequência da defecação, fezes duras e escassas, dor durante a evacuação, sensação de inchaço abdominal, dor nas costas e fadiga são as manifestações mais comuns.

Como tratar

- É importante manter uma alimentação rica em fibras (frutas, verduras e cereais integrais) e fazer exercício. Veja também a galeria de imagens com as soluções naturais que combatem a obstipação.

- Faça as suas refeições sempre à mesma hora e tente comer devagar, mastigando bem os alimentos.

- Aumente a ingestão de líquidos até aos três litros por dia.

- Esqueça as pressas. Encare o momento da evacuação com tranquilidade. Não a reprima, mas também não a force.

- Estabeleça um momento do dia e um lugar específico para que o seu organismo se adapte.

- Aposte em suplementos de fibra. Antes de optar pelos laxantes, experimente um suplemento à base de farelo.

- Os laxantes devem ser utilizados apenas por indicação médica.