A gravidez é definitivamente um dos períodos mais bonitos da vida porque há um novo ser a crescer dentro de si, que resultou do amor entre você e o seu parceiro.
Este período também marca o seu corpo devido às muitas mudanças que tem de enfrentar. Porém, estas mudanças não duram muito tempo, apesar de algumas persistirem mais do que outras.
Alterações de humor, acne, dores e aumento de peso desaparecem gradualmente e o apetite volta ao normal. É natural que algumas mudanças, tal como o aumento de peso, levem mais tempo a resolver e requeiram muita persistência.
É altamente recomendável que pratique muito exercício físico, tal como caminhadas diárias ou outros exercícios.
O cabelo depois do parto
À medida que o seu corpo passa pelas mudanças hormonais, o seu cabelo pode parecer diferente depois do parto. O seu cabelo pode ficar melhor ou pior tornando-se mais seco, danificado ou frágil. Pode aligeirar estes problemas com cuidados adequados, aconselhando-se com um bom cabeleireiro ou esteticista.
Mudanças na pele depois do parto
As mudanças na pele também são provocadas pelas alterações hormonais que ocorrem no seu corpo durante a gravidez e parto. Se a condição da pele piora (acne, erupções, manchas ou aumento do crescimento dos pêlos), a sua pele precisa de cuidados suaves.
Alguns peritos recomendam que as mães usem na sua pele os mesmos produtos que usam para o seu bebé. Devem também evitar a luz solar muito intensa e produtos cosméticos que sejam muito agressivos. É também aconselhável que bebam muita água.
A sensação que deixou de ser atraente depois do parto
Embora o parto possa deixar a mulher realmente exausta, esta tem de estar totalmente disponível para o seu bebé. Isso significa que o seu biorritmo é perturbado e que dorme e descansa só quando é possível.
Enquanto o seu corpo passa por tantas mudanças durante a gravidez, pode sentir-se pouco atraente, especialmente porque engordou. Nesse caso, é muito importante a forma como o seu companheiro se comporta e a ajuda a recuperar a sua autoconfiança com palavras estimulantes.
Ancas mais largas depois do parto
Durante a gravidez, o seu corpo adapta-se a alojar uma criança em desenvolvimento. Isto significa que as suas ancas ficam mais largas e o seu corpo muda de forma. Dificilmente as suas ancas regressam ao tamanho original e será também difícil voltar a vestir as calças que vestia antes da gravidez.
É altamente recomendável que pratique exercício físico. Pelo menos, irá ajudá-la a diminuir o tamanho da sua cintura e coxas.
Alterações na vagina depois do parto
Também podem ocorrer algumas alterações nas suas zonas íntimas. Pode sentir dor na vagina e no períneo durante algum tempo. Deve abster-se da prática de relações sexuais até ter efectuado um exame ginecológico, mas se a sua vida sexual continuar dolorosa ou se continuar a sangrar, talvez seja melhor esperar mais um pouco.
A dor durante as relações sexuais pode também dever-se ao desequilíbrio hormonal. Enquanto a penetração for dolorosa, encontre com o seu parceiro novas formas de fazer amor. A sua vagina pode estar mais seca devido à amamentação.
Assim, é aconselhável usar lubrificante antes do sexo, e deve também estar muito excitada antes de ocorrer a penetração.
O tamanho do peito depois do parto
Depois do parto, o seu peito pode ficar maior ou mais pequeno. A consequência mais comum e desagradável da gravidez e da amamentação é o peito ficar descaído e as estrias. Por essa razão, é aconselhável que hidrate o peito ou mesmo todo o seu corpo com um leite hidratante durante a gravidez.
Quando se sentir excitada, poderá deixar escapar um pouco de leite, o que a pode deixar muito desconfortável em frente ao seu parceiro, principalmente se foi mãe pela primeira vez. O seu parceiro deve ser compreensivo quanto às mudanças que ocorrem no seu corpo.
Texto: I.M
Comentários