Trabalhar várias horas ao computador requer um grande esforço visual.

Podem surgir alguns sintomas de cansaço ocular, que se vão tornando mais fortes e frequentes: ardor, lacrimejar, visão enevoada e olhos vermelhos e pesados.

Podem ainda aparecer sintomas como dores de cabeça, tonturas, náuseas e ansiedade.

Algumas causas possíveis são a pouca ou má iluminação, o equipamento inadequado, os problemas oculares anteriores, a má organização e o stress no trabalho. Mas sobretudo a má postura adoptada durante o trabalho ao computador, em particular se usa um portátil  pois este dispositivo é, provavelmente, o instrumento de trabalho que mais doenças profissionais origina nos nossos dias.

Como evitar

 - Mantenha uma luz homogénea no seu ambiente de trabalho. Se o ecrã é mais luminoso que o espaço em si, ou
vice-versa, os seus olhos reajustam-se sempre que muda o ângulo de visão.

- Arrume o seu espaço de trabalho (ecrã, teclado, secretária, documentos), de forma a manter a melhor posição possível.

- A imagem do ecrã deve ser estável para que evite pestanejar.

- Os seus olhos devem estar à altura do monitor de forma a não
forçar o pescoço.

- Faça pausas para descansar a vista (a cada 10
minutos fixe o olhar num objecto que esteja o mais distante
possível durante alguns segundos) e diversifique a sua actividade
para não estar sempre a olhar para o computador.

- A distância
entre os olhos e o monitor deve ser entre 45 a 60 centímetros.

- Consulte anualmente um oftalmologista se usa óculos ou lentes de
contacto.

Texto: Ana Catarina Alberto

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