Uma equipa de três especialistas tentou entender que efeitos visuais é que o odor de determinado alimento desperta nas pessoas com sinestesia: uma condição neurológica rara em que os sentidos – olfacto, visão, tacto, audição e paladar – se misturam.

Os seis participantes que integraram o estudo, agora publicado no jornal online Cognitive Neuroscience, foram desafiados a cheirar vários odores e a provar vários alimentos, tendo-lhes sido pedido que identificassem, descrevessem e ilustrassem os seus atributos.

Os especialistas compraram os resultados e concluíram que um cheiro agradável despertava, em cada participante, o mesmo tipo de imagem. Um dos alimentos analisados foi o chocolate, concluindo-se que o seu cheiro e sabor agradável levava a que os participantes visualizassem cor-de-rosa e o padrão às riscas.

“Os nossos dados sugerem que a identificação do odor é importante no suporte de determinada imagem”, referem.

De acordo com o site Refinery 29, Kanye West, Pharrell Williams e Mary J. Blige são algumas das celebridades que sofrem de sinestesia. O marido de Kim Kardashian revelou a forma como perceciona os sons: o piano é azul e as vibrações do baixo são castanhas e roxas.