Uma entorse é uma lesão que produz a rotura, distensão ou alongamento excessivo de um ligamento, isto é, da banda de tecido elástico que une as extremida­des ósseas numa articulação.

Pode ser leve ou moderada, dependendo do factor que a causou. Nas entorses leves, o liga­mento distende-se, enquanto nas entorses graves pode romper-se.

A entorse ocorre devido a um movimento brusco, queda, golpe ou a uma torção da articulação, que a faz ultrapassar a sua amplitude normal. Em entorses leves, os sintomas são a inflamação e dor, havendo um movimento normal da
arti­culação. Em entorses graves, para além da inflamação e dor, o movimento da articulação é anormalmente amplo e solto.

Tratamento

Para as entor­ses leves, basta imobilizar a zona com uma tala ou uma faixa compressiva. As entorses graves podem necessitar de cirurgia para reparar o ligamento ou substituí-lo por um artificial. De seguida, é preciso fazer fisioterapia. Depois de uma entorse grave é necessário levar a cabo uma reabilitação física com três objectivos:

  • Reeducar a zona lesionada para recu­perar a mobilidade
  • Reduzir a inflamação
  • Fortalecer os músculos e a articulação


Recuperação

É necessário repousar e manter a zona elevada. As entorses costumam curar-se em duas ou três semanas. As graves podem precisar até oito semanas. Para poder voltar a praticar desporto, não deve existir nem dor nem inflamação na zona afectada.