Durante as épocas festivas abusamos de alimentos mais ricos em açucar, que podem causar danos na saúde oral de adultos e crianças, promovendo o aumento da placa bacteriana.
Após as festas o primeiro passo para evitar este problema é, claro, evitar este tipo de alimentos e investir noutros mais saudáveis e que constituam boas fontes de cálcio e de Vitamina C. No entanto, sempre que lhe seja impossível ceder à tentação, certifique-se que lava os dentes e utiliza o fio dental logo após a ingestão de um desses alimentos.
De facto, há alimentos e bebidas específicos que podem aumentar o risco de desenvolver cáries dentárias. Os alimentos que se colam aos dentes são os mais susceptíveis de favorecer a cárie dentária. De resto, todos os açúcares e a maior parte dos alimentos amiláceos são importantes fontes de placa bacteriana.
É do conhecimento geral que um regime alimentar equilibrado e saudável prevê que se façam diversas refeições ao longo do dia. Não se esqueça que, independentemente do tipo de alimentos que consumir, o ácido que possuem tem mais tempo para danificar os seus dentes, por isso deve lavar os dentes após ter comido, não só para combater, eficazmente, a placa bacteriana mas também para manter uma sensação de frescura na boca.
Saiba mais na próxima página
Aposte no consumo de alimentos com Cálcio e Vitamina C
Por outro lado, o consumo de alimentos nutritivos variados é bom para o estado de saúde geral, incluindo a saúde oral. Certas vitaminas, em particular, demonstraram ser benéficas para a constituição de dentes saudáveis, nomeadamente o cálcio e a vitamina C, pelo que deverá incluir no seu regime alimentar alimentos ricos nestes elementos nutritivos.
Está comprovado que o cálcio é eficaz para ter dentes fortes e que a vitamina C é um antioxidante poderoso, que desempenha igualmente um importante papel na síntese do colagénio, que ajudar a desenvolver e a manter gengivas saudáveis.
Os produtos lácteos, incluindo o leite, os iogurtes e o queijo, constituem boas fontes de cálcio. Muitos médicos recomendam o consumo diário de 1.200mg a 1.500mg de cálcio para a maior parte dos adultos, por isso poderá pensar em tomar um suplemento de cálcio, em especial se os produtos lácteos não fizerem parte regular da sua alimentação.
Mas atenção, experimente também mudar para iogurtes magros ou com baixo teor de açúcar, dado que o açúcar (e as bactérias) fomentam as cáries. Muitos frutos e legumes, incluindo os frutos vermelhos, as laranjas e a meloa, bem como os legumes verdes, incluindo os bróculos e os espinafres, são excelentes fontes de vitamina C.
Saiba mais na próxima página
Água da torneira é fonte de flúor
Existem muitas pessoas preocupadas com a qualidade da água da torneira da zona onde vivem, mas a água do abastecimento público contém flúor, o que fomenta a saúde oral, ajudando a proteger o esmalte dos dentes da acumulação da placa bacteriana.
Consulte as etiquetas da água engarrafada -algumas delas contêm flúor. E se tem filhos, pergunte ao seu dentista qual a quantidade correcta de flúor que eles devem tomar para ajudar a controlar a placa bacteriana e a fomentar uma boa saúde oral.
Para além de uma alimentação equilibrada, a forma precoce de cárie dentária pode ser evitada se seguir uma rotina de cuidados orais sistemática, como escovagem dos dentes - de preferência com escovas eléctricas recarregáveis pois está comprovado que eliminam duas vezes mais a placa bacteriana - e a utilização do fio dental correctamente.
E, sobretudo, não se esqueça de ir regularmente ao dentista e de lhe perguntar quais os efeitos da sua alimentação na sua saúde oral. O consumo de alimentos nutritivos variados é bom para o estado de saúde geral, incluindo a saúde oral!
Texto: Oral B
Fotografia: L´Oreal
Comentários