O maior foco das doenças da próstata acaba por ser o cancro da próstata, visto ser o que traz consequências mais devastadoras. Não obstante, a HBP é a mais frequente e afeta mais de metade dos portugueses acima dos 60 anos. Esta doença está na origem de mais de 10.000 cirurgias por ano.

O cancro da próstata é atualmente a terceira maior causa de morte de homens na Europa, com consequências óbvias e devastadoras para os sistemas de saúde dos respetivos países membros.

Em Portugal, o cancro da próstata é a segunda maior causa de morte por cancro, afetando cerca de 4.000 portugueses e provocando 1.800 mortes por ano.

A vigilância médica é fundamental para despistar as doenças de próstata, uma vez que este são assintomáticas numa fase inicial.

Um diagnóstico precoce de cancro de próstata aumenta a possibilidade de cura até 90%. Como tal, é recomendado que se realize rastreios ou avaliações anuais de rotina para homens assintomáticos a partir dos 45 (se num grupo de risco) ou dos 50 anos de idade.

Fique a conhecer mais sobre os fatores de risco, sintomas, incidência, prevenção e tratamento das várias doenças da próstata.

Como identificar e como evitar as doenças da próstata mais frequentes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.