A maioria das pessoas começa a ressonar com a idade. Faz parte do processo de envelhecimento e o mesmo acontece devido à falta de tonicidade muscular da garganta, isto é, a pessoa deita-se para dormir e os tecidos obstruem a garganta tornando a respiração turbulenta e forçada. Em suma, é um tecido solto que começa a vibrar. No entanto, nem só quem começa a envelhecer ressona. O ressonar é dos sintomas mais comuns associados à apneia ou distúrbios do sono. Mas, pessoas que padecem destes não são a generalidade. Pessoas com ronco primário existem em maior número e são mais fáceis de tratar, uma vez que pode ter a ver com o peso, álcool, postura a dormir (barriga para cima é mais propício para ressonar), sedativos, problema nasal ou de palato, entre outros.

Conforme referido acima, o ressonar é proveniente dos músculos flácidos da garganta e por isso torna-se fundamental que os tonifique. Um estudo realizado na Grã-Bretanha provou que o ronco pode ser reduzido ou mesmo eliminado com exercícios de canto. Possivelmente não quer ter aulas de canto, por isso deixamos-lhe alguns exercícios que pode fazer constantemente para minimizar o ressonar:

- Empurrar a ponta da língua contra o céu da boca enquanto empurra a língua para trás (repetir 20 vezes);
- Sugar a língua para cima, preenchendo todo o céu da boca (repetir 20 vezes);
- Forçar a língua na parte de baixo da boca, enquanto a ponta da língua encosta no dente incisivo inferior (repetir 20 vezes);
- Fazer a elevação do palato e da úvula ou vulgarmente designada por campainha (repetir 20 vezes);
- Mastigar os alimentos dos dois lados, alternadamente, colocando a língua no céu da boca.