Microplásticos detetados em sangue humano

Um estudo publicado na revista Environment International encontrou pela primeira vez microplásticos em amostras de sangue em 80% das pessoas testadas.

Microplásticos são pequenos pedaços de plástico com menos de 5 mm de comprimento — gerados quando pedaços maiores de plástico se decompõem no solo, ar ou água.

Não se conhecem os efeitos dos microplásticos no organismo humano, mas dados preliminares admitem que os microplásticos podem danificar as células humanas.

8 mil milhões de seres humanos

Foi a 15 de novembro de 2022 que a população mundial ultrapassou pela primeira vez a barreira dos oito mil milhões de espécimes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

"Esse crescimento sem precedentes deve-se ao aumento gradual da esperança de vida humana devido a melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina. Também é resultado de altas e persistentes taxas de fecundidade em alguns países", declarou a agência em comunicado.

Vacina contra malária 80% eficaz

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram em setembro a descoberta de uma vacina de baixo custo contra a malária com potencial para "mudar o mundo".

A nova vacina foi considerada 80% eficaz nos testes contra uma doença que mata cerca de 400 mil pessoas por ano — sendo uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo.

A primeira pessoa não-binária nas Olimpíadas

Timothy LeDuc, atleta da patinagem artística dos EUA, tornou-se a primeira pessoa não-binária a competir nas Olimpíadas de Inverno, que aconteceram em fevereiro em Pequim, China.

LeDuc terminou em sétimo lugar e causou impacto em todo o mundo.

Viajar mais no tempo

O telescópio James Webb forneceu imagens surpreendentes do Universo.

Uma delas foi a imagem mais profunda do Universo já obtida, incluindo a JADES-GS-z13-0, uma galáxia com mais de 13 mil milhões de anos que remonta aos "primeiros dias" após o Big Bang.

Ver bactérias sem microscópio

Cientistas anunciaram em junho a descoberta da maior bactéria do mundo. A Thiomargarita magnifica pode ser vista a olho nu.

O organismo recém-descoberto tem aproximadamente o mesmo tamanho e formato de uma pestana humana. Com cerca de 1 cm de comprimento, é cerca de 50 vezes maior do que todas as outras bactérias gigantes conhecidas.

Nasa desvia asteroide

A agência espacial americana (NASA) alterou com sucesso a trajetória de um asteroide depois de atingi-lo propositalmente com uma espaçonave em setembro.

A colisão teve como objetivo testar se rochas espaciais que podem representar uma ameaça à Terra poderiam ser desviadas com segurança. A conclusão  é de que podem.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.