Apesar de muitos portugueses dizerem que estão a fazer dieta para emagrecer e ganhar saúde, poucos estão realmente a fazê-lo e a consegui-lo. Fazer dieta para perder massa gorda é uma habilidade, assim como andar de bicicleta, e requer prática e boa instrução. Há quem comece e se sinta frustrado, mas à medida que vai tendo sucesso tudo fica mais fácil. Para o manter motivado e não desistir é importante começar desde cedo a ver resultados e nesse caso os suplementos podem ajudar.

Quatro razões para não estar a perder peso

1. Calorias consumidas subestimadas

A maioria das pessoas subestima o número de calorias que ingere por dia. Esse problema pode ser ultrapassado se escrever tudo o que come, incluindo bebidas. Um diário alimentar pode ajudar a aumentar a autoconsciência. Preste atenção ao servir, mantenha as porções com um tamanho razoável. Alimentos consumidos fora de casa tendem a ter porções muito maiores e a ser mais calóricos.

2. Atividade física e calorias queimadas

Normalmente, é preciso cortar cerca de 500 calorias por dia para perder um kg por semana. Isto é difícil de conseguir apenas através de exercícios, pois exige 60 minutos ou mais de atividade muito vigorosa todos os dias. Uma meta mais viável será a de tentar aumentar a atividade durante todo o dia e um total de 30 minutos de exercício moderado/vigoroso na maioria dos dias da semana. Escolha uma aplicação para o seu telemóvel e tente atingir uma meta de 10 000 passos por dia, mas tenha cuidado - o exercício não é uma desculpa para comer mais.

3. As horas das refeições

Nós precisamos de um fluxo constante de glicose ao longo do dia para manter a energia ideal e para evitar que o metabolismo abrande. Comer o pequeno-almoço todos os dias até uma hora depois de acordar, comer um lanche saudável ou uma refeição a cada três horas é importante. Tente não ficar mais de quatro horas sem comer um lanche saudável ou uma refeição para manter o seu metabolismo estável.

4. O sono inadequado

Vários estudos têm mostrado que as pessoas que dormem menos de seis horas têm níveis mais altos de grelina que é uma hormona que estimula o apetite. Além disso, menos sono aumenta os níveis de cortisol, uma hormona do stress, o que pode levar ao ganho de peso.

Como é que os suplementos alimentares podem ajudar?

Os suplementos alimentares podem ser uma ajuda, mas é fundamental perceber como e sobretudo ter atenção aos rótulos. Deve sempre ler a descrição do produto para garantir que os ingredientes são 100% naturais e não foram adulterados.

É igualmente importante conhecer o seu efeito real, pois possuem substâncias que promovem e aceleram determinados resultados. Por outro lado, deve também ter em conta o efeito placebo: já que se toma o suplemento também se tem outros cuidados como os hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável.

Substâncias “detox”

Detox significa “remoção de substâncias tóxicas de um organismo vivo”. O corpo humano, por si só, já possui mecanismos fisiológicos “autolimpantes” de rotina, como os que ocorrem no fígado, que são responsáveis por eliminar as toxinas do organismo. É importante ter atenção a essa limpeza já que o nosso estilo de vida é propício ao acumular de toxinas que nos chegam pela poluição, bebida e comida.

Suplementos com alcachofra e salsa

A alcachofra, tal como a salsa, são conhecidas pelo seu efeito diurético e depurativo, pelo que poderá ser uma ajuda a diminuir a retenção de líquidos e inchaço associado.

Termogénicos

Simplificando, há duas formas de emagrecer (e emagrecer é perder massa gorda): reduzir a energia ingerida, através do controlo alimentar ou aumentar o gasto calórico com exercício físico e outras atividades.

Apesar de parecer estranho, comer também queima calorias. Para isso, é necessário ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo, como por exemplo suplementos termogénicos. Mas atenção: os efeitos colaterais que os termogénicos podem causar são similares aos dos estimulantes. O consumo de pimenta caiena, canela ou chá verde poderá ter esse efeito termogénico, sem causar efeitos adversos.

Suplementos e Exercício Físico

Para quem pratica exercício físico com regularidade o uso da L – Carnitina permite ao organismo transformar a gordura em fonte energética. Este processo permite a metabolização dos ácidos gordos, e assim utilizá-los como uma fonte de energia. Ao haver benefício em termos de energia, irá melhorar a performance física, o que leva também a benefícios na perda de gordura.

Suplementos com fibras

As fibras são excelentes redutores de apetite. Com o consumo de água, as fibras pela sua absorção tornam-se viscosas e preenchem o estômago. O efeito de preenchimento poderá atrasar o esvaziamento do estômago e aumentar a saciedade, levando a uma redução na ingestão de calorias.

Se procura perder algum peso e obter resultados duradouros é importante começar aos poucos com pequenas mudanças nos seus hábitos. É preciso educar o seu organismo.

Aproveite a ajuda que alguns suplementos lhe podem efetivamente dar a acelerar a sua perda de kilos e a motivá-la. Ao começar a ver resultados tudo fica mais fácil. Mas terá de também fazer a sua parte. Comer mais vezes ao dia, menos quantidades, não esquecer de beber água e sem descurar o exercício físico.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.