Podia ser confundido com um iogurte, mas, na realidade, quark é um queijo magro feito de leite de vaca. Embora apresente algumas semelhanças a outros tipos de queijo fresco, tem um processo de fabricação diferente. Não leva sal na preparação e, por cada 30 gramas, contém 3,39 g de proteína, apenas 0,2 g de gordura e 0,9 g de açúcar, perfazendo um total de 19 calorias. Graças a esta composição o quark pode ser a solução ideal para ajudar na perda de peso pois, além de nutritivo, sacia rapidamente e durante bastante tempo.

A cantora e atriz Jennifer Lopez e Carole Middleton, mãe da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, já não passam sem ele. Diferente dos restantes queijos cremosos, o quark é altamente versátil, permitindo fazer refeições sem gordura. Pode ser usado tanto em sobremesas e doces (tartes, bolos, panquecas e outras confeções), como em pratos salgados (por exemplo, lasanha, canelones), tornando qualquer receita light.

A consistência suave do quark permite que seja misturado com ervas aromáticas, servindo de molho a qualquer tipo de saladas e ajudando a compor outros preparados culinários. É um queijo que pode ser consumido apenas com fruta, para um lanche a meio da manhã ou da tarde. Há também quem o combine com flocos de aveia e frutos secos, adicionando-lhe também compotas de fruta fresca sem açúcar. Para saber quais são as melhores escolhas de queijos, clique aqui.

Efeitos medicinais

O quark apresenta ainda qualidades curativas. Quando se preparava para os Jogos Olímpicos de Inverno na Áustria, a esquiadora norte-americana Lindsey Vonn lesionou-se na canela direita e foi tratada com quark. E, em setembro de 2015, o ex-treinador do clube de futebol londrino Fulham, o alemão Felix Magath, foi criticado por ter desvalorizado a medicina moderna em favor de esfregar quark na lesão do jogador Brede Hangeland. Enquanto não existe um consenso, siga a sugestão da revista Men’s Health. Coma quark antes de dormir, pois tal ajuda a manter os músculos tonificados.

Sucesso de mercado

Originário da Europa Central, o quark é muito popular em países como a Alemanha, a Suíça e a Áustria. Recentemente, no Reino Unido verificou-se um aumento exponencial da procura, tendo as vendas registado uma subida de 40% no espaço de um ano. Mais preocupados com a saúde, os ingleses gastaram 8,5 milhões de libras (10,8 milhões de euros) neste produto, mais 2,3 milhões de libras (2,9 milhões de euros) face ao ano anterior. Em Portugal, encontra-se à venda nos supermercados e nas lojas Celeiro.

Texto: Filipa Basílio da Silva

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.