Uma das resoluções de fim de ano mais comum é a dieta, um novo plano alimentar e de exercício físico para uma vida mais saudável. Há quem aguente durante apenas uns dias, alguns meses, mas o mais comum é por volta de fevereiro esse plano ser quebrado e a resolução vai por água a baixo.
Para o ajudar a conseguir manter o seu plano e levar os seus objetivos até ao fim deixamos-lhe aqui algumas dicas:

- Não faça tudo sozinho: O mais difícil é ter força de vontade, mas nem sempre é fácil manter-se focado no objetivo sozinho, por isso, sugerimos que consulte um especialista e siga todos os seus conselhos. Pode também juntar-se ao seu companheiro ou familiares para seguirem um plano juntos e se ajudarem mutuamente a não quebrar.

- Manter a motivação: Este passo pode ser complicado e neste ponto cada pessoa deverá motivar-se à sua maneira, encontrar um foco, traçar um objetivo e comprometer-se com o plano até ao fim. Custa, nós sabemos, mas se aguentou até fevereiro vai conseguir mais uns meses.

- Planeamento: Este ponto é obrigatório para conseguir atingir os seus objetivos e manter a pressão e o foco. Trace uma ou várias metas, defina datas, planeie as suas refeições e ementas, organize a  sua lista de compras e não fuga dela. É importante ter este plano sempre consigo, seja num papel, no telemóvel ou na sua agenda.

- Organização: A organização das suas refeições é super importante para não haver falhas. Aproveite o fim de semana para organizar o seu plano semanal. Planeie todas as refeições diárias para não se esquecer de nada, faça uma lista e compre todos os ingredientes necessários para seguir o seu plano.

- Marmita: Uma das maneiras ideais para não cometer deslizes é a marmita. Tenha sempre consigo comida saudável para evitar aquele bolo da pastelaria ou o almoço no restaurante que nunca será tão saudável como aquele que pode preparar em casa. Além disso, vai poupar muito dinheiro.

- Nunca salte refeições: Siga o seu plano sempre! Mesmo que não tenha fome para o lanche da manhã ou da tarde, nunca salte uma refeição. Um dos truques para não cair em tentação é evitar ter fome. A água também ajuda muito neste ponto, beba bastante durante todo o dia.

- Não seja demasiado severo: Fez alguma asneira? Registe-a. Claro que haverá alturas em que vai quebrar, mas não se martirize.  As tentações estarão sempre à sua volta, por isso, para ajudar a controlar todos os deslizes e ter noção das quebras que faz ao seu plano, a melhor forma é anotar tudo. Outro truque é ter o dia da asneira, um dia onde pode quebrar um pouco o seu plano, mas sem exageros claro.

- Tentações: Elas estão por todo o lado, nós sabemos! Mas há formas de fugir delas. Evite a rua onde tem a sua pastelaria preferida e não marque almoços ou jantares com amigos em restaurantes que tem aquele prato que adora. No entanto, não seja anti social. Deve continuar com as suas rotinas com amigos e familiares. No caso de almoços e jantares fora a escolha dos pratos é sempre sua, sendo que deve evitar as entradas e sobremesas. Se puder, coma antes de sair de casa, assim conseguirá controlar mais facilmente as porções sem ceder à tentação.

- Reeduque-se: Este último ponto é fundamental para manter o seu plano e uma alimentação saudável para sempre. Além de aprender a não ceder à pressão e às tentações, deve procurar saber mais sobre os alimentos e aprender novas formas de os cozinhar.  Procure por receitas saudáveis e saborosas, varie na maneira de confecionar os alimentos e seja criativo. Ganhe gosto por descobrir novos pratos saudáveis e não tenha receio de experimentar.

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