Se finalmente decidiu seguir o rumo de uma alimentação e vida saudável, certamente percebeu que comprar os alimentos é apenas metade do processo.

Saber cozinhar de forma saudável, agradável e saborosa é tão importante para o sucesso a longo prazo como usar os alimentos mais saudáveis. Mas não desespere!

Não precisa de ser nenhum chef conceituado para conseguir cozinhar de forma saborosa: Muitas pessoas que vivem um estilo de vida saudável fazem-no!

Neste artigo disponibilizamos algumas dicas para lhe facilitar todo o processo.

Utilize equipamento anti-aderente

O início de uma alimentação mais saudável vem acompanhado de mais horas na cozinha. Mais tempo a cozinhar e em muitos casos, mais horas na sua limpeza.

Um bom conjunto de louça e equipamento anti-aderente acelera e facilita todo o processo. Existem vários no mercado, onde destacamos o equipamento de cerâmica da tefal - Ceramic Control

Use Spray anti aderente

Mesmo com equipamento anti aderente, existem alguns cozinhados que necessitam que untemos as “formas”.

Quando se usam óleos para untar é difícil medir a quantidade usada. Facilmente adicionam-se calorias à sua refeição, dando um passo para a frente e dois para trás.

Usar Spray para untar é uma das melhores formas de preservar a louça anti aderente, reduzindo as calorias consumidas em cada cozinhado.

Programe as suas compras

Um dos grandes problemas de comer de forma saudável é o seu custo associado.

Comer de forma saudável não tem de ser demasiado caro se for devidamente programado: Esteja atento às promoções e compre em maior quantidade. Dessa forma não só compra mais barato, como também evita idas constantes e desnecessárias ao supermercado.

Programe e cozinhe com antecedência

Talvez a maior dificuldade da alimentação saudável é encontrar algo pronto a comer quando a fome aperta.

Quando nos deparamos com aquela fome inesperada e não temos nenhuma refeição preparada, é muito provável que a escolha recaia por algo menos saudável ou adequado.

Se pretende ter sucesso na sua jornada é vital que programe e cozinhe as suas refeições com antecedência.

Existem várias formas de o fazer. Pode programar e cozinhar para cada dia com a devida antecedência ou para toda a semana.

Escolha a que for mais eficaz para si!

Varie as formas de cozinhar e os condimentos

Uma alimentação demasiado monótona é receita para o desastre!

Se variar as formas de cozinhar e os condimentos usados mais facilmente será bem sucedido neste estilo de vida.

Pode usar os mesmos alimentos, mas varie entre o grelhado, o cozido e o assado. Os condimentos também devem ir variando de forma a mudar os sabores.

Se utiliza sal nos seus cozinhados, opte pelo marinho integral ao invés do convencional “sal de mesa”. O sal marinho integral é uma forma mais pura do sal, contendo mais sais minerais.

É importante salientar que deve manter uma alimentação equilibrada onde existam as quantidades necessárias de todos os macronutrientes, prevenindo qualquer défice e garantindo um bom funcionamento de todo o organismo.

tEFAL

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.