Ter uma barriga lisa ao longo da vida pode ser um sinal de que vai viver durante mais anos. Pelo menos é o que defendem os autores de uma recente investigação.

De acordo com um estudo realizado pelo National Institut on Aging, um instituto norte-americano que analisa o processo de envelhecimento humano, as mulheres com obesidade abdominal (excesso de gordura na zona do abdómen) têm 20 por cento mais probabilidade de morrer mais cedo, mesmo que tenham um índice de massa corporal normal.

«O excesso de gordura abdominal provoca um aceleramento na produção das células adiposas que vão ter uma ação nociva sobre órgãos vitais como o coração», explica Manuel Carrageta, cardiologista e presidente da Fundação Potuguesa de Cardiologia. «As pessoas com uma camada de gordura na zona do abdómen estão cinco vezes mais propensas a desenvolver diabetes e correm um risco aumentado de enfarte do miocárdio e de AVC (acidente vascular cerebral)», alerta ainda.

As dicas do especialista

1. Pratique exercício físico regularmente. Opte por atividades aeróbias como o jogging, a natação, o ciclismo e a dança, não se esquecendo de aliar atividades de resistência e força e alguns exercícios de flexibilidade (alongamentos) e equilíbrio.

2. A falta de tempo não pode ser uma desculpa. De acordo com o cardiologista, «um passeio a pé, em passo rápido, durante dez minutos, três vezes por dia, é suficiente para manter o seu coração saudável». Existem estratégias que pode adotar para incluir a atividade física no seu quotidiano:

- Se costuma levar o carro para o trabalho, passe a estacionar o carro mais longe e faça o percurso restante a pé.

- Aproveite a sua hora de almoço e o final da tarde para fazer uma caminhada.

3. Meça o seu perímetro abdominal. Para saber se a sua barriga tem a medida certa, indicamos-lhe os valores saudáveis. Nas mulheres, o perímetro abdominal não deve ser superior a 88 cm e nos homens não deve exceder os 102 cm.

Texto: Sofia Cardoso com Manuel Carrageta (cardiologista e presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia)

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.