Depois das festas de Natal e Ano Novo, dias em que abusamos mais de alimentos que não são muito saudáveis e que não fazem parte da alimentação do nosso dia-a-dia, é comum ouvir as promessas de mudança para o início do novo ano.

No que toca a alcançar um peso saudável e desintoxicar o organismo de todos os “estragos cometidos”, quanto mais cedo melhor. E não se esqueça, qualquer perda já é um ganho!

Comece hoje mesmo. Para isso, opte por uma dieta de desintoxicação nos próximos 2-3 dias.

Este tipo de dieta, também chamada dieta do dia seguinte, vai ajudar-nos a eliminar o que foi ingerido em excesso nas festas.

Nesta dieta, deve optar por sumos de fruta, chás e sopas que ajudam a limpar e a desinchar o organismo (são alimentos leves e mais diuréticos).

Além de saciar a fome por mais tempo e contribuir para eliminar as toxinas que sobram da digestão de outros alimentos, diminuindo a desagradável sensação de inchaço.

As melhores opções:

- Os sumos devem ser de fruta mais diurética e menos calórica (sem adição de açúcar), como: papaia, abacaxi, pêra, maçã, kiwi, limão, laranja e morango.

- Os chás devem ter propriedades diuréticas e relaxantes, como: cidreira, camomila, chá verde sem cafeína, cavalinha, dente de leão e chá vermelho.

- Já as sopas, devem conter os seguintes vegetais: cenoura, abóbora, tomate, beringela, cebola, alho, courgette, couve flor, pois têm propriedades fitoquímicas naturais capazes de facilitar a acção das enzimas hepáticas, promovendo a depuração.

- Beber, no mínimo 2L de água ou tisanas por dia.
Com estes cuidados vai conseguir deixar o organismo mais leve e livre de toxinas.
Mas esta dieta não deve durar mais do que 3 dias, pois serve apenas para limpar o organismo.

Saiba que alimentos evitar durante a desintoxicação na próxima página

Durante a desintoxicação evitar:

- Gorduras (especialmente as gorduras saturadas e/ ou hidrogenadas – a margarina não
Vegetal).

- Molhos, temperos e alimentos industrializados (fumados, salgados).

- Frituras.

- Ovos e lácteos gordos ou meio gordos (inclusive manteiga).

- Farinhas refinadas (vulgar carcaça, bolos, biscoitos).

- Carnes vermelhas.

- Doces.

- Bebidas alcoólicas.

A ideia comum nas dietas detox é beber bastantes líquidos (não açucarado), reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e proteína animal, bem como todos os produtos processados e dar preferência aos vegetais consumidos in natura, como frutas e vegetais crus e orgânicos.

Como complemento aconselhamos a prática de exercício físico - caminhada diária, bicicleta estática e tratamentos estéticos, as massagens reafirmantes e drenagem linfática.


Receita de sopa desintoxicante:

1 porção (1 prato fundo)

Calorias: 125Kcal

Ingredientes:

Abóbora ou cenoura

Alho

Agrião

Cebola

Couve/ Repolho (algumas folhas)

Ervilha ou Soja (1 chávena chá) – opcional

Tomate sem pele

Água, pouco sal

Preparação:

Colocar todos os ingredientes já cortados num recipiente, cobrir com água e cozinhar.

Reduzir a puré ou guarnecer com o agrião ou o repolho.
Temperar com pouco sal (pode optar por aromatizar com manjericão, orégão, hortelã).

Após este período de desintoxicação (que deve ser curto – pois dietas restritivas feitas por muito tempo acabam desnutrindo o organismo e desaceleram o metabolismo), deve optar por uma dieta equilibrada que combina alimentos com proteínas, gorduras, hidratos de carbono e fibras, além da ingestão de água, sumos naturais e chás, fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Carla Castrelo – especialista em nutrição e dietética da Corporación Dermoestética