A balança pode, de um momento para o outro, tornar-se sua inimiga criando falsas expetativas e ansiedade, bem como propensão a uma autoestima baixa, caso esteja constantemente a pesar-se! Por isso mesmo deve criar uma rotina e seguir as seguintes dicas:

1. Pesar uma vez por semana
Escolha as quartas-feiras de manhã para se pesar, preferencialmente depois de ter ido à casa-de-banho e antes de tomar o pequeno-almoço! Um estudo refere que o corpo sofre menos alterações a meio da semana. Tente fazê-lo no mesmo horário e na mesma balança!

2. Ter em atenção à balança
Esta não deverá estar na casa-de-banho, uma vez que a humidade pode interferir no funcionamento da mesma. Evite colocar tapetes por baixo porque a balança precisa de estar nivelada e tente sempre pisar no centro da mesma.
Deverá pesar-se sem roupa, de costas para a balança (assim irá evitar olhar para baixo e ficará o mais direita possível) e estar o mais quieta possível!

3. Ter em atenção a retenção de líquidos
Caso comece a fazer dieta ou até uma alimentação mais equilibrada vai verificar uma perda de kilos ao fim de uma semana. Ao fim de mais 5 dias, caso continue neste registo, irá notar perda de peso, mas menos significativo. Ainda assim, empenhada em continuar, ao fim de outros cinco dias verifica que o peso perdido foi mínimo ou que até ganhou algum! Socorro, certo?! Mas não fique frustrada! Isto acontece porque quando se faz alterações na alimentação o corpo acaba por perder água e a diminuição de peso deriva dessa perda de água e não de gordura. Com o decorrer dos dias o corpo ir-se-á habituar à nova alimentação e a perda de peso diminui.

4. Usar outros métodos e colocar a balança de lado
Há várias maneiras de verificar se perdeu ou não peso e são tão, ou mais, eficazes que a balança! A sua roupa, fita-métrica, fotos, ver-se ao espelho, etc... Se por algum motivo anda a esforçar-se e gosta do que vê ao espelho e de como as roupas lhe assentam, pese-se e adote este peso como sendo o seu “ideal”.

5. Estabeleça um intervalo de peso
Caso se ande a sentir com uns kilos a mais ou a menos, estabeleça um número mínimo e máximo na balança. Assim, vai evitar que se sinta defraudada nem irá sentir nenhum tipo de pressão psicológica, uma vez que não tem um valor específico a alcançar!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.