As sementes de chia são uma grande fonte de fibra, antioxidantes e ómega 3 e 6, ajudando a dar força e resistência. Vamos ver alguns dos seus benefícios e, de seguida, como usufruir destas sementes poderosas e reabilitadoras.
Alguns dos principais benefícios:
- Controlam a quantidade de açúcar no sangue, devido ao seu elevado número de fibras.
- Aumentam os movimentos intestinais e evitam a prisão de ventre graças ao seu alto teor de fibras e antioxidantes, ajudando na desintoxicação.
- Sendo que são ricas em proteína, fibras solúveis e em carboidratos, as mesmas diminuem a vontade de comer, ajudando no emagrecimento.
- Devido ao ómega-3, evitam muitas doenças, entre as quais doenças cardíacas, cancro e inflamação crónica.
- Graças à sua rica quantidade em antioxidantes (mais do que os mirtilos), estas sementes evitam, também, o envelhecimento. Ajudam também no combate contra a osteoporose devido à grande quantidade de cálcio e magnésio.
Como usufruímos das sementes de chia?
Para usufruirmos das sementes de chia, coloca-se uma colher de sopa de sementes em 250 ml de água, deixando-a transformar-se numa espécie de gel. Depois, consome-se 20 minutos antes das refeições, este irá diminuir o apetite.
Para receber todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.
A chia manifesta-se em várias formas: óleo, farinha ou grão, sendo que pode ser adicionada em temperos, bolos, cereais, saladas, iogurtes, entre outros.
Clique aqui e veja como a Teleculinária usufruiu das sementes de chia!
Comentários