Muitas vezes, inadvertidamente, temos comportamentos que julgamos serem corretos e que, afinal, não o são. No que se refere à alimentação, tal sucede mais vezes do que, à partida, poderia pensar. O alerta foi dado pela Fundação Eroski, cooperativa de consumo espanhola, que aponta cinco conselhos para desativar as substâncias antinutritivas de muitos alimentos:

1. As acelgas e os espinafres são ricos em oxalatos que, ao serem misturados com o cálcio do leite (do molho bechamel, por exemplo), formam sais insolúveis, limitando a sua absorção. Ao preparar uma lasanha de vegetais, por exemplo, prefira natas de soja.

2. Preparar um batido de qualquer lacticínio com morangos, damascos, cerejas, ameixas ou quivi, que também contêm oxalatos, também dificulta a absorção de substâncias benéficas pelo organismo. Utilize antes água, transformando o batido num sumo de fruta natural.

3. Os fitatos, presentes nos cereais integrais, impedem uma correta absorção do ferro, pelo que o excesso de fibra pode ser prejudicial. Ao saboreá-los com iogurte, reduza a quantidade desse alimento, acrescentabdo pedaços de fruta fresca para saciar a sua fome.

4. As couves, os nabos e a soja contêm substâncias que fixam o iodo dos alimentos e impedem a sua absorção, fomentando problemas como o bócio, quando ingeridas em excesso. Modere o seu consumo.

5. O chá, o café, os espinafres, as passas e algumas frutas, como a romã, o dióspiro, o marmelo e a maçã, contêm taninos que podem alterar a absorção de ferro e proteínas. Evite misturá-los às refeições.