A bastonária da Ordem dos Nutricionistas considerou hoje “uma boa medida” a descida do IVA para zero num cabaz de bens essenciais, para controlar “a escalada de preços” dos alimentos, cuja subida determina as escolhas alimentares da população.
A proposta do Governo que revoga 51 das 57 leis criadas para responder à covid-19 foi hoje aprovada na Assembleia da República na generalidade, baixando agora à respetiva comissão parlamentar para ser discutida.
Uma infeção fúngica mortal e difícil de tratar está espalhar-se rapidamente a uma taxa "alarmante" em território norte-americano, diz o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
O abaixo-assinado lançado por um movimento cívico a reivindicar a instalação do serviço de radiologia no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, recolheu numa semana, em 55 locais do distrito, 1.470 assinaturas, foi hoje divulgado.
Angola tem uma incidência anual de tuberculose estimada em 202 casos em 100.000 habitantes e notificou cerca de 63.000 casos, em 2022, registando neste momento "limitações" de fármacos de primeira linha, segundo a organização não-governamentala Anaso.
A taxa anual de diminuição da tuberculose na África subsaariana é 4%, o dobro da global, mas a região pode falhar a meta de acabar com as mortes pela doença se não intensificar os esforços, alertou hoje a OMS.
O ministro da Saúde defendeu hoje a criação de equipas dedicadas para as urgências de maior dimensão, com a devida compensação remuneratória, e garantiu que a reorganização em curso não representa o encerramento de serviços.
O ministro da Saúde revelou hoje que no verão arranca um novo modelo de referenciação dos serviços de urgência, mas não será já "em todo o país nem em todas as urgências".
O Grupo de Ativistas em Tratamento - GAT recebeu desde o início do ano cerca de 50 queixas sobre dificuldades de levantamento de medicação, após o encerramento das farmácias de ambulatório dos Hospitais de São José e dos Capuchos.
A presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte revelou hoje que atrasos nas refeições dos utentes na urgência do Hospital de Santa Maria na segunda-feira resultaram de uma rutura no serviço de apoio devido à falta de operacionais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, esta quinta-feira (23), que o surto da doença provocada pelo vírus Marburg fez 20 mortos nos últimos dois meses na Guiné Equatorial.
O PSD de Ovar revelou hoje que o diretor do Hospital Francisco Zagalo deixou funções e não tem substituto, apontando o “silêncio” sobre essa saída como sinal de que o Governo referenciará o concelho para Aveiro, contra vontade popular.
O vírus Marburg já fez pelo menos duas dezenas de mortos na Guiné Equatorial este ano. A Tanzânia também confirmou na quarta-feira um surto da doença. Falámos sobre esta infeção com o médico Nuno Janeiro, infeciologista do Hospital Cruz Vermelha, que não descarta a chegada do vírus a território euro
O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai apresentar até sexta-feira à Direção Executiva do SNS um plano de resposta às dificuldades sentidas na urgência da ortopedia, que envolverá uma bolsa de médicos de várias especialidades, foi hoje anunciado.
A Câmara das Caldas da Rainha (distrito de Leiria) entende não haver condições para decidir a localização do novo hospital do Oeste até ao final do mês, considerando que a decisão tem de ser bem sustentada em estudos técnicos.
A subcomissão de saúde global vai reunir-se pela primeira na sexta-feira, no parlamento, sendo presidida pelo deputado socialista Jorge Seguro e tendo como primeira tarefa a realização de uma conferência sobre vacinação em setembro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje que os novos casos do vírus de Marburg na Guiné Equatorial são um "aviso crítico" de que os esforços de resposta ao surto têm de ser aumentados.
Rebeldes no norte de Moçambique obrigaram uma criança a acompanhar a decapitação do pai, um exemplo dos traumas a que estão sujeitas as populações, descreveram hoje os Médicos sem Fronteiras, alertando para a falta de respostas de saúde mental.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) argumentou hoje que as urgências do hospital de Portalegre têm um “desastre à vista”, por as escalas dos médicos estarem alegadamente “sempre abaixo dos mínimos técnicos recomendados”.
A direção executiva do SNS anunciou hoje que “vai tomar medidas” para alterar o sistema de referenciação para as urgências, nomeadamente dos casos não urgentes, advertindo que é uma situação inadiável.