A chuva fraca, as oscilações nas temperaturas mínimas e máximas e as neblinas ou nevoeiros matinais vão continuar a fazer-se sentir pelo menos até ao início da próxima semana, disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão.
Três médicos estão a ser julgados alegadamente por terem defraudado o Estado através de relatórios clínicos falsos. O esquema acontecia em Braga e terá lesado o Estado em 39 mil euros.
O Bloco de Esquerda propõe que pelo menos metade das bebidas colocadas no mercado venham em embalagens reutilizáveis, a partir de 2023, com devolução mediante retribuição, sistema que seria organizado pelos operadores.
Uma colher comestível e uma aplicação que permite aos invisuais reconhecerem cartões são dois dos projetos desenvolvidos por alunos do ensino básico e secundário, apresentados entre quinta e sábado na 12.ª Mostra Nacional de Ciência, no Porto.
Alguns lotes das tiras de teste Accu-Chek Aviva, para determinar a glicemia, foram recolhidos pelo fabricante por falhas no sistema medidor, anunciou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).
A associação Defesa do Consumidor (DECO) vai exigir que o Parlamento Europeu defina novas condições para os seguros de saúde, banindo várias condições discriminatórias que "desprotegem" os seus subscritores.
Os projetos de lei sobre a despenalização da eutanásia vão ser votados por 229 dos 230 deputados, faltando apenas um deputado na bancada social-democrata, o parlamentar Rui Silva.
A deputada socialista Isabel Moreira recusou hoje o argumento de que o parlamento não tem legitimidade para decidir sobre a eutanásia pelo facto de o tema não estar incluído na maioria dos programas eleitorais.
Bloco de Esquerda e PCP protagonizaram hoje um miniduelo parlamentar, com a deputada bloquista Mariana Mortágua a “colar” os comunistas a posições de personalidades da direita como Cavaco Silva, por concordarem no “não” à despenalização da eutanásia.
As primeiras consultas de apoio intensivo à cessação tabágica aumentaram cerca de 60% entre 2016 e 2017, passando de 7.145 para 11.493, quase 30% do total das consultas realizadas no ano passado, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, defendeu hoje que a decisão sobre a despenalização da eutanásia deveria ser remetida para depois das próximas eleições legislativas, afirmando que não se devem “apanhar os portugueses de surpresa”.
O PCP recusa a ideia de que o debate em torno da eutanásia seja uma discussão sobre a dignidade da vida ou da morte, mas insiste que a despenalização seria um passo no sentido do retrocesso civilizacional.
O CDS-PP considerou hoje que a despenalização da eutanásia não dá autonomia às pessoas, mas antes confere poder a terceiros sobre a vida de outrem e lembrou que estas são leis com consequências sem retorno.
O PEV afirmou hoje que o seu projeto de lei sobre a eutanásia em nada contribui para desresponsabilizar o Estado relativamente à garantia de cuidados paliativos.
O debate dos quatro projetos de lei sobre a despenalização da eutanásia está a concentrar a atenção da grande maioria dos deputados, com as bancadas do plenário mais cheias e os corredores mais vazios do que habitualmente.
A deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos defendeu hoje o projeto de lei do PS sobre a eutanásia, garantindo que responde às “reservas legítimas” quanto ao respeito da vontade do doente.
Haura tem 4 anos e quase nunca sai de casa. Na sua aldeia no sul do Iraque, as outras crianças evitam aproximar-se dela porque sofre de uma doença rara que lhe cobre a pele com uma grande mancha negra de pêlo.
O Bloco de Esquerda (BE) definiu hoje como “uma escolha sobre a liberdade” o voto a favor dos projetos de lei de despenalização da eutanásia e contra a “prepotência de impor” um “modelo de fim de vida”.
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, reafirmou hoje a oposição do CDS-PP à despenalização da eutanásia por “razões políticas muito sérias”, defendendo que os deputados não têm mandato para votar esta alteração à lei.
A presidente da Comissão para a Revisão da Lei de Bases da Saúde, Maria de Belém Roseira, defendeu hoje, no Porto, a necessidade de “passar de ações e atuações alheadas para atuações aliadas”.
O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, apresentou hoje o seu projeto da eutanásia, defendendo se trata de descriminalizar “um ato de pura bondade”, ajudando alguém a antecipar a sua morte.
O cancro de pele, sobretudo o melanoma, é um dos tipos de tumores malignos mais mortíferos e um novo sistema de inteligência artificial é mais eficaz a detetá-los do que especialistas médicos, revela um novo estudo.
Uma clínica escocesa, especializada na luta contra todos os tipos de dependência, criou um programa para tratar os viciados no comércio de criptomoedas. Saiba porquê.