As regiões de Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Portimão vão ter ao longo dos próximos sete dias níveis de pólenes muito elevados, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Aos 114 anos, Fredie Blom arrisca-se a ser, em breve, o homem mais velho do mundo. Apesar da longevidade, este fazendeiro passou a vida inteira a fumar. Mas admite: nunca é tarde para largar o vício.
Para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se comemora esta quarta-feira, a associação vai iluminar fachadas de monumentos com a cor laranja e promover uma campanha nas redes sociais.
O presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, disse estar “satisfeito” com o debate de ideias sobre a despenalização da eutanásia, mas encara-o como “parte da trajetória de uma discussão pública mais ampla”.
Os resultados da investigação científica em parapsicologia são “suficientemente importantes” para que a ciência tenha a obrigação de continuar a investigar nesta área, contribuindo para o esclarecimento espiritual da humanidade, afirmou o presidente não executivo da Bial, Luís Portela.
A dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses Fátima Monteiro disse hoje que a greve de 24 horas no Hospital Pedro Hispano, Matosinhos, para exigir a contratação de mais profissionais, registou "cerca de 83% de adesão" no turno da manhã.
O presidente do conselho de administração do Hospital de São João, António Oliveira e Silva, afirmou hoje que as verbas para a construção da nova ala pediátrica do centro hospitalar, no Porto, ainda não foram desbloqueadas.
O Presidente da República recusou hoje partilhar a sua posição sobre a eutanásia, na sequência da rejeição pelo parlamento dos diplomas sobre esta matéria, afirmando que nada dirá sobre substância, o processo ou a forma.
A exposição ao fumo ambiental de tabaco é mais frequente nos homens e nos mais jovens, segundo os resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, manifestou alegria pelo chumbo da despenalização da eutanásia e considerou que a Assembleia da República deu "um sinal de grande maturidade democrática".
O fumo do tabaco contém mais de 7000 produtos químicos que combinados predispõem tanto os fumadores ativos de tabaco como os fumadores passivos para a formação de aterosclerose ou estreitamento das artérias.
Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram hoje que vão intensificar as medidas de prevenção e as ações de eliminação de mosquitos, para reduzir o risco de propagação da febre de dengue e do vírus Zika.
Os centros de saúde do Cávado Barcelos/Esposende e o Hospital Santa Maria Maior implementaram um projeto de "articulação e integração", permitindo uma alternativa eficaz ao atendimento no Serviço de Urgência casos não urgentes, indicou hoje fonte oficial.
O uso de cigarros eletrónicos e tabaco aquecido está a preocupar a Sociedade Portuguesa de Pneunomologia, que teme serem “produtos atraentes” para os jovens por acharem que são mais seguros e menos tóxicos, o que é “uma falsa ideia”.
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que Portugal está “um passo mais perto” de despenalizar a morte assistida, saudando o “extraordinário caminho” já feito sobre o tema.
A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia aconselhou hoje os doentes que ajustam as doses de insulina durante o dia consoante as medições da glicemia a contactarem as farmácias ou o seu médico caso tenham dificuldades na leitura das tiras de medição.
A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) congratulou-se com o chumbo pelo Parlamento dos projetos de lei para a despenalização da eutanásia, considerando-o uma “vitória da medicina e da vida”.
Uma nova estratégia para o tratamento da esclerose múltipla (EM) com administração de células estaminais mesenquimais (MSC, de Mesenchymal Stem Cells) está atualmente a ser estudada, apresentado resultados favoráveis, segundo um estudo recente.
A deputada do PS Maria Antónia Almeida Santos considerou que a despenalização da morte assistida é um tema “incontornável e inadiável” na sociedade portuguesa, admitindo que volte ao parlamento na próxima legislatura.
O Governo dos EUA autorizou a farmacêutica Bayer a comprar a Monsanto, operação estimada em 66 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), na condição de aquela empresa se desfazer da sua área agrícola.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considerou que “a saúde” foi a “grande vencedora” da votação no parlamento que chumbou a eutanásia e que demonstrou a “grande divisão” que existe nesta matéria.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) admite voltar ao tema da despenalização da eutanásia, chumbada no parlamento, mas só depois das próximas eleições legislativas, previstas para 2019.
A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirmou que os enfermeiros estavam “preparados para os dois cenários” sobre os projetos de despenalização da eutanásia.