Os sintomas das espondilartrites - uma doença inflamatória reumática - são comummente confundidos com dores nas costas (lombalgias) comuns, o que leva muitas pessoas a não procurarem ajuda médica, alerta médico reumatologista.
No congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, que decorre em Madrid, em Espanha, entre 9 e 13 de outubro, acaba de ser apresentado um estudo internacional sobre dor e dermatite atópica que aponta novas pistas.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou em 2018 um prejuízo de cerca de 848 milhões de euros, um agravamento face ao ano anterior em cerca de 502 milhões de euros, segundo um relatório hoje divulgado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento "alarmante" dos casos de sarampo em todo o mundo, atribuindo a progressão da doença a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas.
Uma investigação científica desenvolvida na Covilhã sobre plantas aromáticas e medicinais já permitiu comprovar que a "esteva é um ingrediente excelente para o antienvelhecimento da pele", disse hoje à agência Lusa uma das responsáveis do projeto.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou hoje que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, continua em risco de fechar à noite e que mais quatro médicos podem demitir-se caso não existam “mudanças”.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) requalificou e ampliou a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), passando o número de camas de cinco para oito, num investimento de 282 mil euros, com apoio de fundos comunitários.
Mais de dez mil famílias de crianças com cancro foram apoiadas aos longo dos 25 anos da Acreditar, que nasceu da vontade dos pais de criar uma associação que os ajudasse a responder aos problemas que sentiam no dia-a-dia.
As famílias de crianças com cancro afirmaram hoje que o investimento na oncologia pediátrica “é completamente incipiente” e defendem que é preciso “mais investigação” para criar medicamento específicos.
Um protocolo assinado hoje no Porto facilita o acesso de estudantes de Medicina a processos clínicos do Hospital São João, mas obriga-os a um “juramento de segredo” e cria barreiras informáticas a abusos e ilegalidades.
As doenças reumáticas e músculo-esqueléticas têm um custo anual para o Estado superior a mil milhões de euros, advertiu hoje a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, defendendo um plano nacional de saúde para estas doenças como o que já existiu.
Mais de três mil pessoas terão morrido em Portugal devido à gripe na época passada, enquanto o frio terá contribuído para a morte de quase 400 pessoas, num período de intensidade gripal moderada.
A diretora-geral da Saúde advertiu hoje que é impossível prever a gravidade da próxima época de gripe, sublinhando a importância de o país se “preparar o melhor possível”, sobretudo através da vacinação.
O Estado investiu este ano mais de 11 milhões de euros em vacinas contra a gripe para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no SNS, mais do dobro do que na época gripal passada.
O projeto transfronteiriço de investigação e diagnóstico precoce de leucemia entre a região Centro de Portugal e a Região de Castela e Leão, em Espanha, vai envolver 4.000 voluntários selecionados de forma aleatória, foi hoje anunciado.
Subiu para 26 pessoas o número de pessoas que morreram nos Estados Unidos por doenças pulmonares associadas ao uso do cigarro eletrónico, informaram as autoridades da área de saúde.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informou hoje que apreendeu cerca de 1,8 toneladas de carne e instaurou 32 processos de contraordenação no âmbito de uma operação nacional de controlo de transporte de mercadorias.
Especialistas de diversas áreas juntam-se na segunda-feira na Universidade Nova para destacar a importância de estratégias multidisciplinares para combater os efeitos da poluição na saúde, sobretudo nas doenças respiratórias, que matam 40 pessoas/dia em Portugal.
Como em qualquer outra doença crónica, o doente obeso deve ser envolvido e responsabilizado no controlo da sua doença. Leia a opinião da médica Zulmira Jorge, Endocrinologista no Hospital Cuf Infante Santo.
De acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde, mais de metade da população (52,8%) com 18 ou mais anos tem excesso de peso ou é obesa. No entanto, não há nenhum fármaco para a obesidade que tenha comparticipação do Estado, alerta a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.
Kurt Straif, médico e epidemiólogo, antigo responsável por um dos programas da IARC, organismo afeto à Organização Mundial de Saúde, condena as cinco revisões científicas divulgadas pela publicação especializada Annals of Internal Medicine.
A Associação Portuguesa de Gagos vê na eleição de uma deputada parlamentar com gaguez uma oportunidade para que mais pessoas assumam a sua condição sem vergonha, contribuindo para derrubar preconceitos.