A urgência pediátrica do Hospital de Chaves atende durante a noite, em média, cinco a seis crianças que são observadas por médicos de serviço que, “em caso de necessidade”, chamam o pediatra de prevenção, disse hoje o hospital.
O Ministério Público abriu um inquérito ao caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves que não terão sido detetadas durante a gravidez, confirmou hoje fonte oficial à agência Lusa.
O presidente da concelhia do PSD de Chaves, Carlos Castanheira Penas, disse hoje que a falta de pediatras em permanência na urgência do hospital durante a noite pode “criar uma situação grave” na época de gripes.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia lamenta que haja muitos médicos a fazer ecografias a grávidas sem a devida competência, lembrando que ter a especialidade de obstetrícia não é suficiente para realizar ecografias obstétricas.
A qualidade dos cuidados de enfermagem hospitalares no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) atingiram um desempenho excelente, superior a 90%, em 19 serviços prestados aos doentes, foi hoje anunciado.
A urgência de pediatria do Hospital de Chaves está sem médico permanente durante a noite, entre as 20:00 e as 08:00, pelo menos desde o verão do ano passado, revelou hoje à Lusa uma associação de pais do concelho.
A toma de suplementos alimentares mostrou-se incapaz de prevenir a depressão, segundo um estudo realizado em mais de mil pessoas de quatro países europeus e publicado na revista científica JAMA.
O médico espanhol Pedro Gargantilla afirma que a lavagem das mãos dos profissionais de saúde foi a invenção que mais vidas salvou e conta que foi o acaso que permitiu usar o “comprimido azul” para provocar ereções nos homens.
O acompanhamento da gravidez da mãe do bebé que nasceu com malformações no Hospital São Bernardo, no início de outubro, não foi feito naquela unidade, sublinhou hoje o Centro Hospitalar de Setúbal.
A falta de algumas bactérias no intestino pode afetar o equilíbrio mental e, sobretudo, a probabilidade de sofrer de depressão, de acordo com um estudo de grande escala divulgado pela Universidade Católica de Leuven.
Cerca de 330 mil crianças estão em risco de pobreza em Portugal, sendo que o grupo etário até aos 18 anos é o mais afetado, o que significa que há mais crianças pobres do que adultos ou idosos.
O cancro da mama é um tumor que, apesar de ser dos que apresenta maior capacidade de prevenção secundária, "tem uma alta incidência e uma alta mortalidade", alerta o médico Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Papel do médico de família é fundamental quando existe risco ge
Apenas 15% dos portugueses recorrem a serviços médicos ou de enfermagem ao domicílio para tratar doença crónica, segundo um estudo hoje divulgado e em que foram inquiridos cerca de 750 adultos a nível nacional.
O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos.
O Hospital Garcia de Orta informou que está a tentar um protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para, a curto prazo, solucionar a falta de pediatras na urgência, além de ter já três vagas para contratação direta.
A expectável escassez de alimentos com proteína animal dentro de 30 anos levou investigadoras da Universidade Federal do Rio Grande, no Brasil, a desenvolveram um pão com farinha de barata desidratada.
O Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSDT) afirmou hoje que, mais importante do que quem ocupa o cargo de ministro da Saúde, é a política e o programa do Governo nesta área.
O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram hoje o desejo de que o novo edifício de cuidados ambulatórios do IPO seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
A ministra da Saúde quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família.
O Japão alcançou excelentes indicadores na nutrição e saúde das crianças, que possuem um incidência muito baixa de obesidade. O segredo? A merenda escolar.
Mais de 300 portugueses participaram durante 12 semanas num programa de educação alimentar e no final reduziram o consumo de sal e aumentaram o consumo de legumes, fruta, peixe e frutos secos, segundo dados hoje divulgados.
Treze operadores económicos foram suspensos por incumprimento dos requisitos de higiene pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) durante a Operação Restauração em Zonas Turísticas, reforçada durante a época de verão.
Sondagem da Marktest sobre hábitos de alimentação dos portugueses revela que a larga maioria dos inquiridos (83,5%) considera que tem um regime alimentar saudável.