O secretário de Estado da Saúde pediu hoje “confiança no Serviço Nacional de Saúde [SNS]”, notando que as unidades de saúde públicas estão atualmente adaptadas para utentes “covid e não covid-19”, com circuitos bem distintos.
Oito funcionários da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Régua, no distrito de Vila Real, testaram positivo à COVID-19 e vão manter-se ao serviço a cuidar dos 21 utentes também infetados, disse o presidente da autarquia.
O presidente do Governo dos Açores declarou hoje que, "dentro da finitude" de recursos económicos da região, tudo o que for preciso gastar na área da saúde, para enfrentar a pandemia de covid-19, "é para gastar".
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou que vai propor atribuir o nome da imunologista Maria de Sousa, que hoje morreu aos 81 anos, a uma artéria da cidade, pelo “inestimável contributo prestado à ciência”.
Cento e sessenta e seis reclusos foram libertados durante a manhã de hoje por decisão judicial, no âmbito das normas excecionais em vigor devido à pandemia do novo coronavírus, informou o Conselho Superior da Magistratura (CSM).
Mais de 200 empresas manifestaram vontade de produzir “máscaras de utilização comunitária” contra a covid-19 conforme as especificações do Infarmed e “algumas estão em condições de o fazer já esta semana”, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
Um projeto de voluntariado português está a produzir cerca de mil viseiras por dia para distribuir pelos profissionais de saúde e pelas forças de segurança de todo o país, com uma linha de montagem em casa de particulares.
Setenta e duas das 88 pessoas retiradas no sábado de uma pensão no centro de Lisboa regressaram segunda-feira à noite ao local, depois de testadas e de o espaço ter sido desinfetado, disse hoje o vereador da Proteção Civil.
Portugal realizou desde 01 de março “mais de 190 mil testes” a infeção com o novo coronavírus e está com “uma taxa de quase 18 mil testes por milhão de habitantes”, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje profunda consternação pela morte da imunologista Maria de Sousa, vítima de covid-19, destacando a sua "notável" carreira científica e "enorme" cultura e humanidade.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lamentou hoje a morte da imunologista Maria de Sousa, considerando que Portugal perdeu um dos pilares fundadores da ciência moderna.
A Comissão Europeia recomendou hoje regras apertadas para o tratamento do lixo doméstico de pessoas confirmadas ou suspeitas de terem covid-19, mas observou que não existem provas de que estes resíduos individuais promovam a transmissão do novo coronavírus.
A diretora-geral da Saúde pediu hoje aos portugueses para não adiarem a vacinação, nomeadamente crianças até aos 12 meses, grávidas ou doentes crónicos, por ser “absolutamente essencial para evitar” outros surtos além da covid-19.
Em Itália, as livrarias, papelarias e lojas de roupa para bebé foram autorizadas a reabrir portas a partir de hoje, desde que respeitem escrupulosamente as regras de distanciamento e de higiene exigidas aos supermercados.
O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje duas emendas ao orçamento comunitário para este ano, permitindo libertar fundos para reforçar o combate à pandemia da covid-19 nos sistemas de saúde.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou hoje para a urgência de travar uma nova praga de gafanhotos na região da África Oriental, numa altura em que os agricultores preparam a época de plantações mais importante do ano.
No total já morreram em Portugal 567 pessoas por COVID-19. Os números foram divulgados esta terça-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia da covid-19 matou mais de 120 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro na China e há quase dois milhões de infetados, segundo um balanço da AFP às 11:00.
As autoridades iranianas registaram 98 mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, a primeira vez num mês em que o número diários de óbitos é inferior a 100 no país do Médio Oriente mais atingido pela pandemia.
O reitor da Universidade do Porto (U.Porto), António de Sousa Pereira, considerou hoje que a imunologista Maria de Sousa, que morreu esta madrugada aos 81 anos, “será para sempre uma das mais destacadas figuras da ciência em Portugal”.
A Bélgica ultrapassou a barreira das 4.000 mortes causadas pela pandemia da covid-19, segundo dados divulgados pela autoridade de saúde federal, em Bruxelas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte da imunologista Maria de Sousa, considerando-a uma "figura ímpar da ciência portuguesa", com uma "carreira brilhante", e também "um exemplo de cidadania".
O número de mortes provocadas pela COVID-19 em África ultrapassou hoje as 800 com mais de 15 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.
Quase metade das mortes registadas em Londres na semana até 03 de abril foi atribuída à pandemia covid-19, revelou hoje o Instituto de Estatísticas Nacionais britânico (ONS), que confirmou uma taxa de mortalidade superior à oficial.