27 de maio de 2014 - 11h22
A primeira e única vacina contra o meningococo do grupo B está já disponível em Portugal para crianças com dois ou mais meses de idade. 
A meningite é um problema de saúde pública devido à sua natureza agressiva, sendo a Meningite B a principal causa de doença meningocócica e septicémia no mundo desenvolvido. Os sintomas iniciais não são claros e a progressão clínica da doença é rápida, podendo surgir repentinamente em indivíduos previamente saudáveis. 
A vacinação é por isso a melhor forma de prevenção da meningite, potencialmente epidémica e potencialmente fatal em apenas 24 horas. A primeira e única vacina contra o meningococo do grupo B está já disponível em Portugal para crianças com dois ou mais meses de idade. 
A taxa de incidência da meningite B em crianças com idade inferior a quatro anos é de 20 a 50 casos por 100.000 habitantes, em países desenvolvidos. Entre 8 a 10 por cento dos casos são fatais e cerca de 20 por cento das crianças sofrem sequelas graves. 
Em Portugal, os dados epidemiológicos mais recentes indicam que, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011, registaram-se 85 casos de doença invasiva meningocócica.
A vacina é comercializada pela farmacêutica suíça Novartis. A informação desta notícia foi veículada pela referida empresa em comunicado de imprensa.
Por SAPO Saúde