O Lidl Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Saúde e Direção-Geral da Educação, está a promover estilos de vida saudáveis, com o objetivo de mudar comportamentos na escola e em casa.

A “Turma Imbatível” é um projeto que irá visitar 100 escolas do primeiro ciclo do ensino básico de todo o país, para sensibilizar os mais jovens a terem um estilo de vida saudável e que ganha relevância depois da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) ter revelado recentemente que 28,5% das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, têm excesso de peso.

O projeto pretende transmitir às crianças mensagens e ensinamentos simples, eficazes e fáceis de integrar no dia-a-dia, centradas na importância da alimentação saudável, da atividade física, da higiene oral, das horas de sono, entre outros, explica a organização em comunicado.

Nos últimos seis anos, os projetos de promoção do estilo de vida desta cadeira de supermcercados abrangeram 52.000 alunos em 300 escolas em Portugal.

Este ano, o Lidl estabeleceu uma parceria com a Rede de Universidades para a Terceira Idade (RUTIS) que prevê a inclusão no programa curricular de conteúdos sobre alimentação saudável e ainda a realização de showcookings com aprendizagem de receitas saudáveis e simples.

Pedro Graça, da Direção-Geral da Saúde, refere que "a Direção-Geral da Saúde não pode deixar de apoiar projetos como o ‘Turma Imbatível’ em que se incentiva a promoção de uma alimentação saudável e sustentável junto da população.”

Segundo Rui Lima, da Direção-Geral da Educação, “em estreita colaboração com as escolas, este projeto permite o desenvolvimento de competências em saúde alimentar, através do recurso a instrumentos lúdicos que reforçam as temáticas abordadas em contexto de sala de aula. Merece por isso, certamente, o nosso apoio.”

No ano passado, o projeto Turma Imbatível abrangeu 7.775 crianças e distribuiu 15.550 peças de fruta nas escolas.